UFRB abre processo seletivo para cursos de graduação na educação no campo

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) vai abrir processo seletivo especial destinado ao preenchimento de vagas nos cursos de graduação na Educação do Campo. As aulas começam em 2019.

São ofertadas 190 vagas nos cursos de Tecnologia em Alimentos, Licenciatura em Educação no Campo com habilitação em Ciências Agrárias, Licenciatura em Educação no Campo com habilitação em Matemática e Licenciatura em Educação no Campo com habilitação em Ciências da Natureza.

As vagas estão distribuídas nas modalidades de Ampla Concorrência e de Reserva de Vagas, de acordo com a Lei Nº 12.711/2012, pela qual 50% das vagas são destinadas para estudantes de escolas públicas. Dentre estas vagas, há ainda a reserva para pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência (atualizado pela Lei Nº 13.409/2016).

Os cursos são oferecidos no Centro de Formação de Professores (CFP), campus de Amargosa, e no Centro de Ciência e Tecnologia de Energia e Sustentabilidades (CETENS), campus de Feira de Santana, em regime de alternância, entre os períodos de Tempo Universidade e Tempo Comunidade.

As inscrições são gratuitas e estarão abertas no período de 13 de dezembro a 24 de janeiro, exclusivamente via internet, no site do processo seletivo. A homologação das inscrições será divulgada no dia 28 de janeiro no site dos Processos Seletivos da UFRB.

A seleção é destinada a pessoas que tenham concluído o Ensino médio ou equivalente e que, preferencialmente, sejam professores em exercício na educação básica em escolas do campo, que não possuam formação inicial ou adequada de acordo com a Lei 9394/1996, ou residam e/ou exerçam atividades no campo.

O processo seletivo será constituído por dois instrumentos de avaliação, de caráter eliminatório e classificatório: uma redação dissertativa, de acordo com o programa de conteúdos estabelecidos no edital, e uma carta de intenção, visando destacar a relação e histórico do candidato com o público beneficiário e seu interesse em relação ao curso.

As provas serão aplicadas no dia 17 de fevereiro, a partir das 9h, no CFP e no CETENS, conforme opção do candidato no formulário de inscrição, podendo as provas serem realizadas também nas unidades da rede municipal de ensino, caso o número de candidatos efetivamente inscritos supere a capacidade dos campi.

A pré-matrícula dos candidatos convocados será realizada no dia 8 de março, junto à Superintendência de Regulação e Registros Acadêmicos (SURRAC), no campus de Cruz das Almas. Perderá o direito à vaga o candidato que não entregar os documentos mencionados no edital no prazo estipulado.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia