O Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Pedagogia da Facemp vem se destacando e mobilizando a coordenação, professores(as), estudantes e comunidade escolar em torno de uma possibilidade real de interlocução desses agentes sociais no processo de formação de futuros(as) pedagogo(as).
Nesse sentido, alguns critérios têm sido instituídos para fortalecer os estágios como componente curricular que promove por parte dos/as estagiários, a apropriação de saberes e fazeres diferenciados. Dentre tais critérios destacam-se os Seminários, que, desde o ano de 2015, têm se tornado uma importante atividade realizada pelo Curso de Pedagogia ao final de cada semestre letivo.
Esse critério integrou nesta semana (nos dias 03, 04 e 05 de junho) as turmas de estagiários/as em torno de um momento importante em sua formação: o Estágio Curricular Supervisionado, além de possibilitar a integração das práticas e o fortalecimento de uma concepção de estágio como pesquisa, intervenção e mediação. Ademais, a oportunidade de ouvi-los, narrando as experiências vividas durante o período de estágio (na educação infantil, nos anos iniciais do ensino fundamental, na gestão escolar e em espaços não formal).
Assim, o Seminário promoveu a discussão dos saberes e fazeres construídos, dificuldades vivenciadas, sugestões e melhoria da prática pedagógica. Foi o momento de apresentação de processos e experiências formadoras, socializando os resultados das atividades desenvolvidas pelos estagiários, bem como a avaliação das propostas de estágio nos diferentes espaços. Nessa perspectiva, o Seminário simbolizou, também, um momento de uma prática carregada de sentido, emoção e significação nas vozes ecoadas pelos estagiários.