Pedagogia: a profissão que vai muito além da sala de aula

Quando pensamos em um profissional de Pedagogia, logo vem à mente um professor em sala de aula. Mas, ser pedagogo vai muito além dos quadros negros. Atualmente, o pedagogo, além de atuar como professor da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, também é requisitado em diversas outras áreas, como educação especial, gestão escolar, pedagogia empresarial, pedagogia hospitalar, tutoria, alfabetização de jovens e adultos, educação profissional, eventos, brinquedotecas, editoras e pesquisa.

A taxa de empregabilidade para este profissional no Brasil é alta. Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), mais de 94% dos pedagogos estão empregados. Existem também excelentes oportunidades em concursos públicos. Somente no ano de 2019 foram abertas mais de 4.800 vagas para trabalhar no setor público.

Na educação a distância da Unicesumar, dentre os mais de 50 cursos oferecidos pela instituição, Pedagogia é a graduação com maior número de alunos, representando 11% da base total de estudantes. Márcia Previato, coordenadora do curso de Pedagogia na EAD Unicesumar, conta que a graduação na instituição é reconhecida e consolidada pela qualidade. “Trabalhamos sempre com a premissa teórica e prática, de forma que nossos alunos tenham formação integral, com ética e compromisso, cientes de suas responsabilidades profissionais”, afirma a coordenadora.

Mesmo o mercado de trabalho estando aquecido para o pedagogo, é necessária boa formação para se destacar no âmbito profissional, segundo Márcia. “Qualquer o profissional precisa estar qualificado para ter sucesso em sua profissão, todavia, os pedagogos são os principais responsáveis pela formação de todas as outras profissões. É o profissional especialista em educação, e cabe a ele a função de produzir e difundir conhecimentos no campo educacional. Por isso, é necessário estar em constante atualização para poder exercer com excelência a profissão, compreendendo a educação como fenômeno social, cultural e psíquico.”

Amor e dedicação também fazem parte do dia a dia das atividades do profissional. “Na sua atuação como professor, o pedagogo precisa conhecer seus alunos para poder intervir pedagogicamente, preparando-os não somente para adquirir conhecimentos, mas para a vida em sociedade. Ser afetivo é de suma importância nesta profissão, pois trabalhamos com formação de personalidade e precisamos preparar pessoas seguras e conscientes de seus atos”, destaca Márcia.

Danielle Vanessa Negri Koch, 39, aluna de Pedagogia da Unicesumar, resolveu fazer o curso quando levou sua filha no primeiro dia de aula na escola. “Quando virei mãe, no primeiro dia de aula dela, entrei em uma sala de aula e resolvi que era isso que queria fazer”. Desde então, ela buscou meios necessários para iniciar a graduação. Em 2018, a aluna fez intercâmbio em Portugal, por meio da Unicesumar, e foi enriquecedor para sua formação. “Fui contemplada com uma bolsa de intercâmbio em 2018 para estudar 4 meses em Portugal. Lá, fiz cursos na área de Autismo, participei de congressos e até dei aula em uma escola, referente um Projeto ‘Aula sem Fronteiras’, onde falávamos do nosso país. Ao voltar de Portugal, o intercâmbio me abriu portas.”
Atualmente, Danielle trabalha como estagiária em uma escola de educação infantil e também como tutora na Unicesumar, e se sente realizada com a escolha da profissão. “Quando você se depara com uma criança com dificuldades de aprendizado, ou com alguma necessidade especial, e lhe dá toda atenção, amor e a vê evoluir, isso define o valor da profissão. Com certeza, faz toda a diferença na vida da criança e na de sua família”.

Assessoria de imprensa EAD Unicesumar



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia