Toni Morrison, escritora americana e ganhadora do Prêmio Nobel de Literatura, morre aos 88 anos

A escritora americana Toni Morrison, que ganhou o Prêmio Nobel de Literatura em 1993, morreu nesta segunda-feira (5) aos 88 anos. De acordo com a editora Alfred A. Knopf, a autora estava internada no Centro Médico Montefiore, em Nova York. Em comunicado divulgado nesta terça-feira (6), a família informou que Morrison “morreu após uma breve doença”.

“Apesar de sua morte representar uma tremenda perda, estamos gratos por ela ter tido uma vida longa e bem vivida”, diz a nota, segundo a agência de notícias France-Presse.

Nascida em 18 de fevereiro de 1931, em Ohio, nos Estados Unidos, Toni Morrison foi a primeira afro-americana a ganhar o Nobel de literatura. Sua obra – composta por 11 romances, textos infantis e ensaios – ficou marcada pelo retrato dos negros em seu país, com foco em personagens femininas.
A escritora teve sucesso de crítica e de público. Frequentou as listas de mais vendidos do jornal “The New York Times” e também teve várias obras indicadas pela apresentadora de TV Oprah Winfrey em seu clube do livro.

A estreia como romancista veio em 1970, com “O olho mais azul”. Dentre seus livros mais conhecidos, estão “Sula” (1973), que rendeu indicação ao National Book Award, e “Amada” (1987), com o qual ganhou o Pulitzer, um dos principais prêmios literários dos Estados Unidos.

O filme baseado no livro, que conta a história de uma ex-escrava, foi lançado em 1939 e teve a própria Oprah Winfrey no elenco.

Quando anunciou o Nobel para Toni Morrison, a Academia Sueca, responsável pelo prêmio, destacou os “romances caracterizados pela força visionária e importância poética”. Por meio deles, disse a instituição, a escritora deu “vida a um aspecto essencial da realidade americana”.
O blog da Companhia das Letras, que eidta Toni Morrison no Brasil desde o final dos anos 1990, publicou nesta terça uma nota em que lamenta a morte da autora e cita um trecho do discurso dela ao receber o Nobel:

“Nós morremos. Esse pode ser o significado da vida. Mas nós fazemos linguagem. Essa pode ser a medida de nossas vidas”.
A Companhia das Letras já lançou os seguintes volumes de Toni Morrison:

“Paraíso”
“O olho mais azul”
“Amor”
“Amada”
“Quem leva a melhor?” (infantil, em coautoria com Slade Morrison)
“Jazz”
“Compaixão”
“Voltar para casa”
“Deus ajude essa criança”
Apoio a Barack Obama
Em 2008, Toni Morrison deu seu apoio ao então senador Barack Obama na disputa pela indicação à presidência pelo Partido Democrata.

Anos antes, em um ensaio publicado em 1998 pela revista The New Yorker, Toni Morrison escreveu que, “apesar da cor branca de sua pele, Bill Clinton é o nosso primeiro presidente negro”.

“Mais negro do que qualquer pessoa real que possa ser eleita durante a vida de nossos filhos.”

*G1



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia