IFBA articula rede de fibra ótica e laboratório multimídia para o Campus SAJ

Reunião no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações

O reitor Renato da Anunciação filho e a diretora do campus Santo Antônio de Jesus, Edna da Silva Matos, participaram de uma audiência na última quarta-feira, 6, Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) visando recursos para a implantação de um laboratório multimídia e de uma rede de fibra ótica interligando todas as instituições de ensino e pesquisa do município.

O encontro foi articulado pelo presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara, deputado federal Félix Mendonça Filho, e pelo empresário Everaldo Ferreira Júnior, também presentes ao encontro. Representaram o MCTIC o secretário executivo Júlio Semeghini e o assessor técnico Alexandre Villain.

Segundo Edna Matos, o secretário ficou bastante impressionado com o projeto da rede de fibra ótica das instituições de pesquisa de Santo Antônio de Jesus, que vai se interligar à fibra da Chesf que passa pela cidade e se incumbiu de fazer injunções junto à Rede Nacional de Pesquisa (RNP) no sentido de incluí-la no cronograma da implantação do programa Nordeste Conectado, que deve chegar ao Estado da Bahia em janeiro de 2020.

“Esta rede é essencial para alavancar a pesquisa em Santo Antônio de Jesus, aliando a vocação do nosso campus na área de TI à vocação da cidade na área de saúde, possibilitando aliar o curso de medicina da UFRB, e inserir o Hospital Regional como hospital escola na rede universitária de telemedicina”, afirmou Edna Matos.

O MCTIC também acenou positivamente para a implantação do laboratório multimídia no Campus SAJ. “Existe a possibilidade de fazermos uma parceria com a Apple intermediada pelo ministério, que seria vantajosa para nós tanto na aquisição do que existe de mais moderno em termos de hardware e software, como para aproximar o aluno do mercado de trabalho e possibilitar que eles possam ser absorvidos em atividades profissionais da própria empresa ou de seus parceiros”, destacou a gestora.

Durante o encontro, o Reitor Renato da Anunciação Filho também pediu informações a respeito dos laboratórios de inteligência artificial. Estes laboratórios das áreas de saúde, agronegócio, cidade inteligente e indústria 4.0 terão seus editais lançados em janeiro e o MCTIC incentivou o IFBA a participar. Também buscou orientação para adesão do IFBA ao programa Brasil mais TI, que dispõe de uma plataforma EAD com oferta de cursos na área de informática.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia