PF investiga irregularidades no Enem na Bahia e no Rio

Foto : Marcello Casal Jr./Agência Brasil

 

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (9) uma operação para investigar atos irregulares cometidos durante a aplicação de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de acordo com o Correio.

Com o nome de “Thoth”, o deus egípcio da escrita e da sabedoria, a operação pretende buscar provas sobre problemas que teriam acontecido no último domingo (3), quando foram aplicadas as provas de Linguagens, Ciências Humanas e Redação.

A assessoria da PF informou que foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão expedidos pela 12ª Vara Federal de Fortaleza, nas casas de mulheres que aplicaram os exames.

Ela foram identificadas depois de um levantamento feito em cooperação com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os celulares das duas aplicadoras foram apreendidos e devem ser levados à perícia.

Embora os mandados tenham sido cumpridos na capital do Ceará, a PF informou também que continua investigando, com o apoio do Inep, casos relatados na Bahia e no Rio de Janeiro.

As suspeitas podem ser indiciadas pelo crime de fraude em certames de interesse público. Se forem condenadas, elas podem ter que cumprir até cinco anos de prisão, além de multa.

O segundo dia de provas do Enem acontece amanhã (10), quando os candidatos serão avaliados nas áreas de Ciências da Natureza e Matemática.

 

*Metro1



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia