Secretaria da Educação do Estado disponibiliza roteiros de estudos de Matemática e Ciências da Natureza para auxiliar estudantes no período da pandemia

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) disponibilizou, nesta terça-feira (7), em seu portal institucional (www.educacao.ba.gov.br), novos Roteiros de Estudo nas áreas de Matemática e Ciências da Natureza, para auxiliar os estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, no período de suspensão das aulas. Os roteiros estão sendo lançados no Portal da Educação desde a semana passada, começando com 70 atividades da área de Linguagens.

A iniciativa visa contribuir para que os estudantes tenham uma rotina de estudos durante o período de suspensão das aulas, em virtude da pandemia do Coronavírus. Até o momento, já foram disponibilizadas mais de 150 atividades, incluindo as modalidades. Na próxima semana, serão adicionados mais 70 atividades da área de Ciências Humanas.

A superintendente de Políticas para a Educação Básica da SEC, Manuelita Falcão, destacou as vantagens dos roteiros e falou de que forma essa rotina proposta é importante para o aprendizado dos estudantes durante o isolamento social. “A ideia é oferecer sugestões de conteúdos a serem trabalhados nos diferentes componentes e áreas. A nossa expectativa é que, neste período, a gente possa canalizar um pouco da energia desses jovens para algo que seja construtivo para o processo de aprendizagem deles, incentivando o engajamento em uma rotina que não seja de estudo aleatório, mas que seja algo mais organizado e compatível com cada série. Além disso, este material pode dar uma contribuição também para os professores que queiram se conectar com os seus alunos ou interagir de forma qualificada em salas virtuais ou grupos de WhatsApp”.

Na primeira semana, os estudantes tiveram uma rotina de estudos à disposição com conteúdos e atividades que envolvem a área de Linguagens, reunindo os seguintes componentes curriculares: Língua Portuguesa, Produção Textual, Literatura, Arte, Educação Física e Inglês. Nesta semana, os roteiros incluídos englobam conteúdos de Matemática, Biologia, Física e Química. O cronograma propõe uma rotina das 9h às 12h e as atividades são explicativas, descrevendo tópicos da atividade, objetivo e sugestão de exercícios, buscando contemplar tanto estudantes que têm acesso à internet, quanto os que não têm.

Suspensão das aulas – Em função da situação de emergência de Saúde Pública provocada pelo Coronavírus, as aulas foram suspensas em toda a Bahia por 30 (trinta) dias, conforme decretos nº 19.529/2020, de 16 de março de 2020, e nº 19.542/2020, de 18 de março de 2020, do Governo do Estado. A reposição das aulas dos 21 dias letivos englobados nos decretos será realizada na rede estadual de ensino. A redefinição do calendário escolar está sendo discutida com as diferentes representações da Educação Básica e do Ensino Superior.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia