Dia do Pedagogo: Facemp realiza live nesta quarta-feira com o tema “Reflexões sobre o ensino em tempos de isolamento social

O dia Nacional do Pedagogo, ou simplesmente Dia do Pedagogo, é comemorado em 20 de maio. O Pedagogo é um profissional especialista em educação que atua, não só dentro da escola nos processos ligados ao ensino e aprendizagem, mas também nos diversos espaços educativos, os espaços não formais. É um trabalho de apoio educacional que fortalece a construção do conhecimento e está relacionado diretamente às atividades do professor, do coordenador e do gestor.

Comemorar a data é uma forma de reforçar a importância desses profissionais que pesquisam, planejam, executam e coordenam tarefas distintas, muitas vezes complexas, na área da educação, sempre em busca da excelência. Hoje deve ser um dia de reflexão para os pedagogos, uma vez que estamos vivendo em meio a um contexto atípico causado por uma pandemia, que trouxe um grande desafio para as escolas e estudantes de todo o mundo – a suspensão das aulas e a aprendizagem a distância. A escola tem buscado desenvolver ações voltadas à promoção da aprendizagem de alunos que estão em atendimento remoto.

Partilhar experiências, pensar no coletivo e buscar um modelo diferente, que integra a tecnologia, fez com que professores e todo o contexto educacional se reinventassem. A transição digital, por meio dos mais diversos dispositivos, aconteceu de forma rápida e está sendo assimilada, absorvida. Cada metodologia pensada, discutida, alinhada e refletida, tem por objetivo contribuir para a formação de todos que compreendem a educação como libertadora e capaz de transformar o país.

A realidade apresenta alunos e famílias que não conseguem utilizar plataformas online de ensino, dificuldade para o uso de tecnologia e novas rotinas de trabalho e estudo remoto; resistências culturais e, além de tudo, um contexto que salienta as diferenças sócio-educacionais.

Novos desafios se colocam frente ao pedagogo: como pensar uma educação pós pandemia que venha minimizar os efeitos econômicos, afetivos, emocionais deste momento? Como pensar um currículo voltado para um ideal de sociedade democrática, solidária e inclusiva? Agora cabe pensar uma escola criativa, afetiva, humana para acolher professores, pais e alunos.

Nesta direção, a coordenação e os professores do curso de Pedagogia da FACEMP, realizarão hoje às 19 horas, uma live: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia