Roteiros de estudos disponibilizados pela SEC no Portal da Educação chegam a 560 atividades

As sugestões dos Roteiros de Estudos chegam na oitava semana com mais 70 novos conteúdos nas áreas de Ciências Humanas e Matemática, totalizando 560 atividades nas áreas do conhecimento . Disponibilizados pela Secretaria da Educação do Estado (SEC) no Portal da Educação, desde o início da suspensão das aulas por conta da pandemia do Coronavírus (COVID-19), os roteiros são direcionados a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio. Desta vez, estão envolvidos os componentes curriculares de Matemática, Biologia, Física e Química (Ensino Médio) e Matemática e Ciências (Ensino Fundamental).

Os Roteiros de Estudos apresentam uma proposta de cronograma para a realização de atividades autoexplicativas, descritivas e objetivas, visando contribuir para manter o engajamento dos estudantes e estimular a adoção de rotinas de estudo, durante o período de isolamento social. O cronograma propõe, ainda, exercícios que buscam contemplar tanto estudantes que têm acesso à internet, quanto os que não têm. O material está sendo elaborado voluntariamente por professores da rede estadual, por área do conhecimento.

Os estudantes podem seguir o calendário semanal, dentro do cronograma sugerido (das 9h às 12h) ou seguir o seu próprio ritmo e interesses pessoais. As atividades são opcionais, mas a Secretaria da Educação recomenda que os estudantes e os professores acessem os roteiros, que podem ser utilizados como fichas de estudo com os resumos dos assuntos selecionados.

A superintendente de Políticas para a Educação Básica da SEC, Manuelita Falcão, reforça as vantagens dos roteiros e ressalta de que forma essa rotina proposta é importante para o aprendizado dos estudantes durante este período de isolamento social. “Com esses conteúdos, visamos canalizar um pouco da energia dos nossos estudantes para algo que seja construtivo para o processo de aprendizagem deles, incentivando o engajamento em uma rotina que não seja de um estudo aleatório e sim algo mais organizado e compatível com cada série. A ideia é que esse material disponibilizado a cada semana possa dar uma contribuição também para os professores que queiram se conectar com os seus alunos ou interagir de forma qualificada em salas virtuais ou grupos de WhatsApp”.

Áreas de conhecimento – A SEC disponibiliza sete roteiros novos por semana (um para cada ano/série) e cada roteiro contém 10 atividades, totalizando 70 atividades novas por semana. Cada semana é destinada à uma área de conhecimento diferente: Linguagens; Matemática e Ciências da Natureza; e Ciências Humanas. Os materiais, no entanto, ficarão disponíveis no Portal da Educação (educacao.ba.gov.br) durante todo o período de isolamento social.

Suspensão das aulas – As aulas na Bahia estão suspensas por decreto do Governo do Estado e serão repostas, a partir da elaboração de um novo calendário escolar. A medida visa o isolamento social para conter a disseminação do novo Coronavírus no Estado.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia