Secretaria da Educação do Estado disponibiliza quase mil roteiros de estudos on-line para auxiliar o aprendizado dos estudantes

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) disponibilizou, nesta semana, mais novos 70 conteúdos dos Roteiros de Estudos, totalizando 980 atividades disponíveis no Portal da Educação (wwe.educacao.ba.gov.br). Nesta semana, os conteúdos  trabalhados são das áreas de Matemática e Ciências da Natureza. Desenvolvidos desde o início da suspensão das aulas, decorrente da pandemia do novo Coronavírus, os roteiros são direcionados a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3ª ano do Ensino Médio.

Os Roteiros de Estudos apresentam uma proposta de cronograma para a realização de atividades autoexplicativas, descritivas e objetivas, visando contribuir para manter o engajamento dos estudantes e estimular a adoção de rotinas de estudo, durante o período de isolamento social. O cronograma propõe, ainda, exercícios que buscam contemplar tanto estudantes que têm acesso à internet, quanto aos que não têm. O material está sendo elaborado voluntariamente por professores da rede estadual, por área do conhecimento.

A superintendente de Políticas para a Educação Básica da SEC, Manuelita Falcão Brito, enfatiza que a rotina proposta é importante para o aprendizado dos estudantes, durante o isolamento social. “Oferecemos sugestões de conteúdos a serem trabalhados nos diferentes componentes e áreas, incentivando o engajamento dos estudantes em uma rotina de estudos mais organizada e compatível com cada série. Além disso, este material está contribuindo com os professores no sentido de ajudá-los na interação com os estudantes, de forma qualificada, em salas virtuais ou grupos de WhatsApp”.

Os estudantes podem seguir o calendário semanal, dentro do cronograma sugerido (das 9h às 12h) ou seguir o seu próprio ritmo e interesses pessoais. As atividades são opcionais, mas a Secretaria da Educação recomenda que os estudantes e os professores acessem os roteiros, que podem ser utilizados como fichas de estudo com os resumos dos assuntos selecionados.

Suspensão das aulas – As aulas na Bahia estão suspensas por decreto do Governo do Estado e serão repostas a partir da elaboração de um novo calendário escolar.

Foto: Divulgação / Assessoria de Comunicação Secretaria da Educação do Estado da Bahia



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia