Estudantes revisam conteúdos de Redação em aulão virtual do projeto ENEM 100%

Os estudantes da rede estadual de ensino que estão se preparando para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) participaram, nesta terça-feira (4), do aulão virtual na área de Redação, com a professora Patrícia Reis, transmitido na página do YouTube “Educação Bahia”, no link https://m.youtube.com/watch?v=mFJ3fWpzlFk. Promovida pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), a atividade on-line é parte do projeto ENEM 100%, que visa auxiliar os estudantes do 3° ano do Ensino Médio na preparação para o ENEM 2020, cujas provas, na versão impressa, serão aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 e, na versão digital, em 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

A professora Patrícia Reis, do Redacionar Cursos, destacou o significado desta iniciativa, neste momento de isolamento social, decorrente da pandemia do Coronavírus. “A importância desta live se resume na democratização do acesso proporcionado pelo Aulão 100%, este projeto maravilhoso da SEC, do qual participo desde o ano passado. Este ano, o formato das aulas está diferente, mas o conteúdo é o mesmo. Meu objetivo, nesta live, foi abordar a redação de um jeito mais objetivo e direto para que todos tivessem o direito de aprender as técnicas básicas na construção do texto, exigidas pelo ENEM. Costumo dizer que a redação do ENEM é um quebra-cabeça, porque o estudante tem que entender de estrutura e o que a banca pede. E este projeto da SEC é muito importante para isso, pois leva estas informações para um maior número de alunos, principalmente da rede pública”.

Durante a live em que abordou as competências da Redação do ENEM, a professora Patrícia aproveitou para dar algumas orientações aos estudantes. “Eu sempre digo que as principais dicas são a leitura atenta ao tema proposto; separar as palavras importantes do tema; escolher bem os sinônimos; entender exatamente o que se está pedindo; e se encaminhar para os textos de apoio, porque eles dão gancho para que o estudante perceba, de uma maneira mais clara, aquilo que foi proposto para a redação. O candidato também deve escrever em uma linguagem adequada, mais formal, evitar vícios de linguagem e entender que o texto do ENEM não é expositivo, é argumentativo. Então, o estudante tem que explanar a sua opinião, conforme a estrutura pedida pelo exame”.

A estudante Emilly Barbosa Mota, 16, do Centro Estadual Monteiro Lobato, no município de Firmino Alves, estava ansiosa para assistir à live. “Gosto muito de escrever e de ler, o que tenho feito muito nesta quarentena. Para todo o conhecimento que já temos, aprimorá-lo é sempre necessário porque aprender é um conjunto de coisas e quanto mais a gente estuda, mais aprende. No caso da redação, para a gente fazer bem um texto temos que ter a bagagem da leitura, bem como a técnica e saber formatar as ideias. A live foi uma boa oportunidade para isso”.

Componentes curriculares – Os aulões virtuais acontecem todas às terças e sextas-feiras, até o dia 18 de setembro, envolvendo diferentes componentes curriculares, e fazem parte de uma série de atividades lançada pela SEC para fortalecer a aprendizagem dos estudantes que irão prestar o ENEM. No Portal da Educação, o estudante tem também à sua disposição uma apostila que pode ser baixada, por aula, e a programação das próximas aulas que serão realizadas.

Ainda no Portal da Educação o estudante tem acesso a conteúdos preparatórios por meio do projeto Universidade para Todos – Estude em Casa, desenvolvido em parceria com as universidades estaduais (UNEB, UEFS, UESC e UESB). Outra importante ferramenta é a Plataforma Anísio Teixeira, que contém mais de 10 mil conteúdos digitais educacionais e aulas do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITEC), tendo recebido o aporte de conteúdos construídos com as 12 Instituições de Ensino Superior (IES) públicas na Bahia (UNEB, UEFS, UESB, UESC, UFBA, UFOB, UFRB, UNILAB, UFSB, UNIVASF, IFBAIANO E IFBA).

Os estudantes também podem complementar a preparação para o exame com o “Estude em casa”, programa exibido em parceria com o Canal Futura, da Fundação Roberto Marinho, através da TVE, sempre às 13h e às 15h. Além disso, a emissora leva ao ar o programa “Hora do ENEM”, exibido de segunda a sexta, às 18h.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia