Secretário de Educação apresenta protocolos para retomada das aulas a deputados estaduais

O líder do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputado Rosemberg Pinto (PT), promoveu reunião virtual nesta quarta-feira (5), com a participação do secretário estadual de Educação, Jerônimo Rodrigues, membros da bancada da Maioria, líderes de partidos e da Comissão de Educação da Casa legislativa, para apresentação dos protocolos para o retorno seguro das atividades escolares no estado.

Protocolos apresentados incluem regras gerais de higienização, cuidados individuais, prevenção e distanciamento, além de readequação de rotinas e dos espaços físicos e disponibilização de internet nas escolas, entre outras ações. A atividade, realizada através da plataforma Microsoft Teams

“O esforço do governador Rui Costa, do secretário Jerônimo Rodrigues e de toda sua equipe é no sentido de, na primeira oportunidade, com garantia de segurança necessária para os alunos, retornar as aulas para garantir o período de aprendizagem, porque é muito caro para os estudantes perder a oportunidade de dialogar conhecimento”, defendeu Rosemberg.

Jerônimo Rodrigues falou da importância da construção dos protocolos. “Fizemos testagens nos municípios de Itajuípe, Uruçuca e Ipiaú e estamos fazendo em Jequié e, na semana que vem, em Itabuna e Ilhéus, para termos uma noção do quadro atual. De forma estratégica, nos restou preparar as escolas dentro de um protocolo orientado pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e Ministério da Saúde. As escolas estarão prontas com dispersores de álcool em gel; com janelas arrumadas para melhorar a ventilação; termômetros; e máscaras para os estudantes. Então, nós estamos estudando isso para, quando a gente tiver as condições reais de retornar, não nos preocuparmos com infraestrutura e, sim, com o emocional e o pedagógico, fazendo uma boa recepção”, afirmou Rodrigues.

 

Foto: Secretaria de Educação da Bahia
Foto: Secretaria de Educação da Bahia

O secretário reafirmou que ainda não há data para o retorno às aulas e que esta decisão será orientada pelas autoridades de Saúde do Estado. “A determinação do governador Rui Costa é a de sempre zelar e preservar a saúde da comunidade escolar”, ressaltou.

A deputada e presidente da Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviço Público da ALBA, Fabíola Mansur, apresentou suas considerações sobre os protocolos. “Quero parabenizar a Secretaria da Educação do Estado por este esforço e diálogo. Não tem como a gente não se preocupar, mas eu reconheço que os esforços para a biosegurança vêm em primeiro lugar. Nós estamos juntos para poder somar com o documento e o diálogo, para que a gente consiga voltar com segurança e não haver perda do ano letivo, que é algo que a gente não quer”.

O líder da bancada governista na ALBA, Rosemberg Pinto, falou sobre os protocolos. “Gostei da apresentação e me deixou feliz com algo que eu reivindicava bastante, que é a questão da internet para os estudantes. Eu sempre achei que nós tínhamos que encontrar um caminho para essa comunicação para a nossa juventude. Isso vai mudar significativamente a infraestrutura das escolas, a partir dessas medidas”.

O decreto governamental que determina a suspensão das aulas nas escolas das redes pública e privada de todo o estado, prorrogado na semana passada, é válido até o próximo dia 14 de agosto.

*Bahia.Ba



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia