Rui sobre volta as aulas: ‘Aguardando um momento de maior segurança’

O governador Rui Costa (PT) afirmou nesta quarta-feira (9) que ainda aguarda “um momento mais seguro” para que o governo anuncie o retorno das atividades escolares na Bahia. Segundo Rui, apesar de alguns estados e municípios brasileiros retomarem e também cancelarem o ano letivo, na Bahia ainda é preciso um pouco mais de cautela para uma decisão concreta. A declaração ocorreu durante a entrega da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) e da Academia da Saúde do bairro de Pirajá, em Salvador.

“Nós estamos com tudo preparado, mas aguardando um momento de maior segurança. O Rio Grande do Sul anunciou que vai retornar as aulas, vários municípios de São Paulo estão retornando, mas nesse momento preferimos a cautela. Assim como têm estados aqui no Nordeste, que já anunciaram o cancelamento do ano letivo, como o Rio Grande do Norte e o Piauí, que já anunciaram o retorno apenas em 2021, nós preferimos, nesse momento, nem uma medida nem outra. Nem de acelerar a retomada e nem de tomar decisão de cancelamento”, disse o governador.

O impasse em torno do retorno às atividades escolares na Bahia, segundo Rui, ainda é devido ao número relevante de casos ativos da covid-19 na região Sul do estado. Para o governador, é preciso aguardar um pouco mais para ver o comportamento da doença para poder fixar a data de retorno.

“Nós queremos aguardar um pouco mais para ver o comportamento da doença, que está em forte declínio no estado e na grande parte dos municípios, exceto na região Sul, que ainda resiste na demora da queda. A queda tem corrido, mas muito lentamente. É uma região que estamos com taxa de ocupação ainda relevante. Mas no resto do estado estamos caindo substancialmente, caindo também o numero de óbitos. Vamos aguardar ainda uma queda mais substantiva para fixar eventualmente a data do retorno”, completou.

Recentemente, os secretários de Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues e de Salvador, Bruno Barral, disseram ao bahia.ba que governo e prefeitura estão preparados para o retorno das atividades.

*Bahia.ba



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia