Secretários de Educação do Nordeste celebram on-line os 99 anos do educador Paulo Freire

Os secretários de Educação dos estados da região Nordeste do Brasil celebraram, nesta quinta-feira (17),os 99 anos do educador Paulo Freire, considerado o patrono da educação brasileiro, durante live transmitida no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=kJ7ZR3sjLL4&feature=youtu.be). O evento on-line, promovido pela Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC) do Rio Grande do Norte (RN), teve como tema “A importância de Paulo Freire em tempos atuais” e contou com a presença da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, e do secretário da Educação do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues. A atividade integra uma série de lives em comemoração ao educador pernambucano.
A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, ressaltou a importância das comemorações pelo legado de Paulo Freire. “Este evento de hoje tem um simbolismo muito especial para a vida de todos nós. Afinal de contas, estamos falando de uma região que deu de presente ao mundo Paulo Freire, que é referência até hoje para todos nós, que amamos a liberdade, a democracia e, portanto, sabemos do papel estratégico da defesa da democracia. É uma alegria recepcionar este evento hoje, na condição de governadora do Rio Grande do Norte, o estado que abrigou a primeira experiência com a alfabetização em 40 horas na querida cidadezinha de Angicos”.
O secretário da Educação do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues, também ressaltou as contribuições de Paulo Freire para a Educação do Brasil. “Celebrar agora 99 anos e daqui a pouco 100 anos é, na verdade, uma boa referência para nós que, neste Brasil, estamos vivendo um momento difícil da democracia e da inclusão. A atitude de Paulo Freire revelou coragem e um projeto de alfabetização e de educação inclusiva. Nós temos de um lado o grande desafio de seguir, manter e ampliar o que Paulo Freire nos escreveu, nos ensinou e nos orientou. Mas, ao mesmo tempo, este desafio se torna leve porque a própria atitude dele nos orienta, ensina e guarda. Então, é muito prazeroso celebrar o ano preparatório de 100 anos e nós aqui também estamos celebrando, em 2020, os 120 anos do baiano Anísio Teixeira”.
O secretário da Educação de Pernambuco, Fred Amâncio, também reforçou a influência do educador. “Homenagearmos Paulo Feire é algo que deveria ser feito em todo o país, pois ele deve ser conhecido como um grande brasileiro que contribuiu muito com toda essa trajetória e pelo trabalho que ele desenvolveu em torno da educação ao longo do tempo. Todos os ensinamentos dele ainda inspiram todos os nossos professores. Ele também é importante para Pernambuco, pois foi nascido em Recife, e um dos marcos da vida dele é o trabalho que foi feito no Rio Grande do Norte”.


Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia