Estudantes irão representar a Bahia no Parlamento Jovem Brasileiro na Câmara Federal

 

Os seis estudantes baianos selecionados para participar do programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) 2020 foram recepcionados, nesta quinta-feira (15), pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) e Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). Eles estão entre os 78 jovens selecionados de todo o país que tomarão posse, com data prevista de 11 a 14 de maio de 2021, para exercer o mandato como deputados jovens durante cinco dias, na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Durante o encontro na SEC, que foi realizado no auditório, seguindo todos os protocolos sanitários de prevenção ao novo Coronavírus, os estudantes acompanhados por familiares e orientadores tiveram a oportunidade de apresentar seus respectivos projetos de lei criados para ingressar no programa. Além disso, os estudantes Igor dos Anjos, Mariana Nunes e Maria Antonia Carvalho, que participaram do programa em 2019, falaram sobre as suas experiências como deputados jovens em Brasília.

O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, parabenizou os jovens e ressaltou a importância do programa. “Este é um programa que se complementa com a atividade pedagógica das escolas, no qual os estudantes têm a oportunidade de elaborar e debater projetos de lei de interesse deles e da sociedade brasileira. Os projetos trazem temas como meio ambiente, nome social, educação e moradores de rua. São temas estratégicos e importantes que são debatidos através deles. É a juventude fazendo o seu protagonismo vibrar no Congresso Federal”.

O estudante Elber Souza, 17, 3° ano, do Colégio Democrático Estadual Castro Alves, localizado em Ipupiara, que elaborou o projeto de lei “Pesquisas científicas nas áreas acerca dos idiomas indígenas por instituições públicas”, falou de sua expectativa com o programa. “Este é um programa muito importante, pois traz para nós, estudantes, uma maior participação na atividade legislativa, por meio da criação de projetos de lei. Sei que vamos adquirir uma experiência única e que vai favorecer muito a nossa formação como cidadãos”.

Para Igor dos Anjos, 17, 3° ano, do Colégio Estadual Ouro Negro, em Candeias, que foi deputado federal jovem no ano passado, a experiência obtida mudou a sua vida. “Representar a Bahia foi de extrema relevância para o meu crescimento pessoal e profissional, pois eu tive a oportunidade de levar pautas e ter meus momentos de fala como protagonista deste mundo político e do ativismo”.

Após o encontro na SEC, que também contou com a presença do coordenador de Políticas para a Juventude da SEC, Jocivaldo Bispo, os futuros deputados jovens visitaram a ALBA, onde souberam um pouco mais sobre fatos históricos, estrutura e funcionamento do órgão. No plenário, onde acontecem as sessões com todos os deputados, eles puderam sentir de perto como é ser um parlamentar.

O deputado estadual e superintendente de Assuntos Parlamentares da ALBA, Bira Corôa, destacou o impacto do programa na vida dos jovens. “O programa tem um papel importante, pois é educativo e formador, que permite que as novas gerações possam ter um olhar de dentro do funcionamento, da estrutura e do acompanhamento do Parlamento. Esses jovens vão viver uma experiência ímpar na vida deles e terão um olhar diferenciado”.

Estudantes baianos selecionados:

– Elber Souza Almeida – Colégio Democrático Estadual Castro Alves – Ipupiara

– Jamily Samara Jesus Aleluia – Escola SESI Djalma Pessoa – Salvador

– Kauã Cerqueira Dias – Escola SESI Djalma Pessoa – Salvador

– Pedro Luan Santos de Sousa – Escola SESI Djalma Pessoa – Salvador

– Lucas Araújo Faria – Colégio Militar de Salvador

– Matheus Francisco Luquini – Colégio Militar de Salvador



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia