UFRB abre inscrições para participantes da Reconcitec 2020; evento será virtual

Estão abertas a partir desta terça-feira (06) as inscrições para a Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura no Recôncavo da Bahia – Reconcitec 2020. O maior evento do calendário acadêmico da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) está em sua sexta edição e este ano será realizado de forma virtual, em decorrência da pandemia do novo Coronavírus. As inscrições para participantes podem ser feitas, exclusivamente pela internet, até o dia 02 de novembro.

Os inscritos também podem participar da Reconcitec por meio de apresentações de trabalhos. Os resumos dos trabalhos devem ser submetidos até o dia 12 de outubro, exclusivamente por meio do sistema online disponível no site do evento. Os autores dos trabalhos aceitos deverão enviar posteriormente um videopôster, conforme instruções específicas, para ser exibido durante o evento. A participação é obrigatória para bolsistas de Iniciação Científica, de Iniciação Tecnológica, de Extensão e de Programa de Permanência Qualificada.

Além da comunidade acadêmica da UFRB, também é esperada para o evento a participação de discentes, docentes e pesquisadores de outras instituições científicas nacionais e internacionais; funcionários de empresas público-privadas; representantes dos Colegiados Territoriais (Recôncavo, Vale do Jiquiriçá, Portal do Sertão, Sisal e Baixo Sul) e da sociedade em geral.

A edição 2020 da Reconcitec traz como tema “Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável conectando Universidade e Sociedade”. A escolha é baseada nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), lançados em 2015 pela Organização das Nações Unidas (ONU), trazendo uma coleção de metas e ações que conduzem a um futuro social e economicamente possível para todos os indivíduos. Os ODS são um roteiro para concretizar os direitos humanos e a redução das desigualdades nas mais variadas dimensões.

O papel da universidade frente a esses desafios motivou a definição da temática do evento este ano. De acordo com a comissão organizadora, a universidade possui posição de protagonismo na articulação entre gestores públicos e a sociedade em vencer os obstáculos e fazer avançar as metas de desenvolvimento. “De maneira sistematizada, os ODS podem ser o arcabouço teórico e prático que conduzem a discussão e produção de conhecimento na universidade com e para a sociedade”, explica a comissão.

Na programação, que será divulgada em breve, está prevista a participação de pesquisadores de todo o Brasil e do exterior. Foram convidados diversos especialistas para os debates. A Reconcitec 2020 começa no dia 3 e segue até o dia 6 de novembro, com mesas redondas, conferências, apresentações de trabalho no formato de videopôsteres e performances artísticas. O evento será transmitido via web por meio das plataformas virtuais e redes sociais da UFRB.

Eventos paralelos – Concomitante à programação principal da Reconcitec 2020, ocorrem o XIV Seminário Estudantil de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (XIV SEPIP); o V Simpósio de Extensão; o III Seminário de Permanência Estudantil; a VIII Feira Acadêmica de Economia Solidária (VIII FAESOL); II Simpósio de Empreendedorismo e Inovação do Recôncavo (II SEIRECON) e II Simpósio de Graduação da PROGRAD.

Realização – A Reconcitec 2020 é coordenada pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI) da UFRB e tem o apoio do Governo do Estado através da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), do Ministério da Educação (MEC) através da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) através do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Mais informações: ufrb.edu.br/reconcitec.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia