SEC abre chamada pública para submissão de projetos da 9ª Feira de Ciência, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (FECIBA)

 

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) lançou, nesta quarta-feira (11), a chamada pública para a realização da 9ª edição da Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (FECIBA), que acontecerá de 23 a 26 de fevereiro de 2021, de forma virtual, devido à pandemia do novo Coronavírus. A cerimônia, transmitida ao vivo através do canal do YouTube Educação Bahia (https://bit.ly/3kkEF1k), contou com a participação do subsecretário da Educação, Danilo Souza, e da secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Adélia Pinheiro, entre outros convidados. A FECIBA visa popularizar e incentivar a Ciência por meio de apresentações de projetos desenvolvidos por estudantes e professores da rede pública. Confira a chamada pública no endereço https://bit.ly/38y5vkz.

Podem participar estudantes regularmente matriculados até o 2º ano do Ensino Médio e até 3º ano da Educação Profissional e Tecnológica, além de professores, gestores e coordenadores pedagógicos da rede pública estadual de ensino da Bahia. A adesão das escolas será realizada entre os dias 12 de novembro e 2 de dezembro, com as submissões dos projetos no período de 3 de dezembro a 8 de janeiro de 2021. O formulário de adesão encontra-se no endereço https://forms.gle/oDvFbbdTFkuToD3V9. A relação dos aprovados será divulgada no dia 9 de fevereiro de 2021.

O subsecretário Danilo Souza, que representou o secretário Jerônimo Rodrigues na live, falou da importância da FECIBA. “Investir na Ciência desde cedo é muito importante para todos nós. Tem alguns municípios que realizam feiras científicas e trazem a Educação Infantil e o Ensino Fundamental para esta discussão e isso é muito importante. Vivemos na Bahia um momento muito forte de relação das unidades escolares, dos profissionais de educação e dos estudantes com a Ciência enquanto instrumento de construção do conhecimento”.

Para a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Adélia Pinheiro, promover a iniciação científica é fundamental. “Eu estive na 8ª FECIBA e foi um grande prazer encontrar jovens profundamente imersos no valor do fazer científico, da instigação para conhecer profundamente os eventos e os problemas que se apresentam na busca se soluções. Isso permitiu que a gente conhecesse in loco as várias experiências de formação de educação científica, de produção de novos conhecimentos ou tecnologias. Por isso, a realização da FECIBA é muito importante”.

O assessor de Implantação de Projetos de Iniciação Científica, Robótica Educacional, Programação e Cultura Maker na Educação Básica na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), José Breno da Cruz, fez uma palestra sobre a relação científica com o processo de ensino e aprendizagem. “A partir da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) se introduz um dos conceitos fundamentais na concepção da formação do cidadão, que é a formação integral do sujeito, ou seja, compreender o sujeito na sua dimensão. Caberá a nós, professores, implementar isso na prática”.

O coordenador executivo de Projetos Estratégicos da SEC, Marcius Gomes, falou dos preparativos para a FECIBA. “A chamada pública é o primeiro passo para a organização desta agenda, pois durante esses próximos meses realizaremos diversas atividades, a exemplo de diálogos com a juventude e os professores para recordar as experiências anteriores e fazer uma grande mobilização para a FECIBA”.

A estudante Camile Eduarda Guimarães e o seu professor orientador Marcos Batista, do Colégio Estadual Professora Lia Publio de Castro, do distrito de Ibitira, em Rio do Antônio, destacaram as suas experiências com a FECIBA. “Meu contato com todo esse universo da pesquisa científica me fez adquirir muita experiência e conhecimento”, afirmou Camile. Já o professor Marcos destacou que “as feiras escolares, assim como a FECIBA, são essenciais para o desenvolvimento dos estudantes, pois são apresentados projetos que eles mesmos constroem durante todo o processo”.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia