Secretaria da Educação disponibiliza 140 novos conteúdos para a série Pílulas de Aprendizagem

 

A Secretaria da Educação do Estado disponibilizou, nesta quarta-feira (4), mais 140 conteúdos para a série “Pílulas de Aprendizagem”, totalizando 420 publicações. O projeto tem como objetivo apoiar estudantes e professores neste momento de pandemia, com atividades voltadas para os conteúdos prioritários de cada série dos ensinos Fundamental e Médio, fazendo um diálogo com os Roteiros de Aprendizagem, que estão disponíveis no Portal da Educação. O material é disponibilizado a cada 15 dias, com 20 novas “pílulas” para cada série/ano no endereço www.educacao.ba.gov.br/pilulasdeaprendizagem.

Cada material é introduzido por um texto, que traz informações sobre a vida e a obra de Anísio Teixeira, homenageando os 120 anos do educador baiano e destacando a importância da sua obra para a educação pública, na Bahia e no Brasil. “Buscamos um formato que facilitasse para estudantes e professores o uso mais intenso do material, dado que os roteiros traziam os conteúdos agregados por área de conhecimento, para a semana inteira. Agora, o estudante escolhe qual o componente que quer ou precisa aprofundar e o professor tem mais liberdade para utilizar as pílulas como recursos complementares às suas produções. Os roteiros e as pílulas se complementam”, explicou a superintendente de Políticas para a Educação Básica da SEC, Manuelita Brito.

Didaticamente, as produções são compostas por quatro seções: 1) “Vamos ao momento da leitura”, na qual é apresentado um pequeno texto de apoio com um conteúdo prioritário que auxilie na resolução das atividades; 2) “Agora, vamos ao momento da retomada das atividades?”, que traz questões subjetivas e objetivas, com o intuito de desenvolver a habilidade leitora e de escrita; 3) “Onde posso encontrar o conteúdo”, que indica um livro didático da disciplina, sugestão de vídeos (que pode ser de ficção, vídeoaula, documentário), link de reportagem/artigo ou exercícios referentes ao conteúdo do componente; e 4) “Gabarito comentado”, com comentários de todas as questões abertas e objetivas.

Para os interessados, os Roteiros de Estudo continuam disponíveis no Portal da Educação. São mais de 1.400 roteiros, com dez atividades cada, destinados à uma área de conhecimento diferente: Linguagens; Matemática e Ciências da Natureza; e Ciências Humanas.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia