Resultado do 2º Concurso de Redação Meio Ambiente & Paz ressalta a diversidade dos municípios participantes; confira

Mesmo diante da pandemia do Coronavírus que assolou o planeta no ano de 2020, as Universidades do Estado da Bahia e Federal do Vale do São Francisco se uniram ao Ministério Público da Bahia para promoverem o 2º Concurso de Redação Meio Ambiente & Paz. Através dessa ação, essas instituições buscam estimular a formação de uma consciência crítica e reflexiva, dos/as estudantes expressa através de leituras e redações, sobre a preservação ambiental como forma de promoção da paz, da melhoria da qualidade de vida e da saúde. Com a temática Meio Ambiente, Paz e o novo coronavírus: o que eu tenho a ver com isso? o certame foi destinado a estudantes de instituições públicas e privadas do Ensino Fundamental II e Ensino Médio dos 29 municípios que compõem os Núcleos Territoriais de Educação 10 (Sertão do São Francisco) e 21 (Recôncavo Baiano). No total foram 76 estudantes de 25 instituições educacionais distintas, entre públicas e privadas de 12 municípios das regiões do Recôncavo Baiano e do Sertão do São Francisco. Com isso, o concurso também chamou a atenção dos jovens para a relevância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, que tratam da saúde, educação com qualidade, igualdade de gênero e raça, vida na água e na floresta, mudanças climáticas, paz e justiça. Organizado pelo Grupo de Pesquisa Laboratório de Carreiras e Desenvolvimento de Competências (LCDC) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) com parceria da 1ª Promotoria de Justiça de Santo Antônio de Jesus (MPBA) e a Universidade do Estado da Bahia, através do Projeto Narradores do Recôncavo e do Grupo de Pesquisa Recôncavo, esse projeto contou com o apoio de diversos grupos de pesquisas, empresas e organizações nacionais e internacionais, como SantiagoEcoamig@s, Servas (Brasil, Portugal, Canadá e Irlanda), o Plant-for-thePlanet_Brasil, o IF-Sertão de Pernambuco, a Universidade de Feira de Santana, a Editora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (EDUFRB). Também foram oferecidas de forma online oficinas, lives, palestras sobre os temas do Concurso, como Oficinas de Redação e escrita criativa, Paz e ambiente, Possíveis consequências jurídicas e ambientais das ações humanas, Um breve histórico das pandemias e a relação do Coronavírus com o meio ambiente. Essas atividades foram ministradas por professores convidados e membros da comissão organizadora e podem ser visualizadas no Canal Carreiras Univasf www.youtube.com/chan nel/UCiqgQHxNJXu- NognWNMXo9w.

As autoras das redações classificadas em primeiro lugar receberão como prêmios tablets aptos a internet doados por Servas (Brasil, Portugal, Canadá) e Academia Espaço Fit, já para as segundas colocadas serão entregues bicicletas doadas pela TAP Consultoria e Treinamento em Logística, FrigoSaj, Reconflex e Biscoito São Benedito. Kits esportivos ou artísticos educativos doados pelo SantiagoEcoAmig@s, Servas (Irlanda), Lojas Tubiense, Ione Melo (Servas – SP), serão os prêmios das/os classificadas/os em terceiro lugar. Além disso, outros inscritos e professores envolvidos receberão brindes como: Kits para cabelos da Multitrat, cadernos doados pelo Sem Fronteiras Agências de Viagens, porta-livros, carteiras e chaveiros doados pela Girafa’s Arts, bem como, livros produzidos pelo Plant-for-the-Planet_Brasil, pela Editora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (EDUFRB) e de autoria de professores, como Marconi Brito (Facemp), Marcilio Baliza (UFRB), Miguel Cerqueira Santos (UNEB) e Antônio Teixeira (emérito da UNB), dentre outros. Para reconhecer também a participação de jovens da comunidade local onde situa-se o SantiagoEcoAmig@s em SAJ, serão doados prêmios por apoiadores desse espaço de educação para a sustentabilidade. A premiação, planejada em forma virtual, com acesso através do Canal Carreiras Univasf https://www.youtube.com/channel/UCiqgQHxNJXu-NognWNMXo9w/featured e também em todas as redes sociais e páginas das instituições envolvidas, está agendada para as manhãs dos dias 10/12 às 9h (NTE-10-Juazeiro) e 11/12 às 10h (no Colégio Santo Antônio em Santo Antônio de Jesus).

Coordenação:

– Profª. Drª. Alvany Maria dos Santos Santiago (LCDC/ Universidade Federal do Vale do São Francisco-Univasf)

-Profª. Drª. Cláudia Ad Lima (Narradores do Recôncavo/Universidade do Estado da Bahia-UNEB)

– Dr. Julimar Barreto Ferreira (Promotor titular da 1ª Promotoria de Justiça de Santo Antônio de Jesus/BA – Ministério Público do Estado da Bahia)

 

 

 



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia