Começam as inscrições para o Encceja 2020: veja como fazer

Hoje começa o período de inscrições para o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Jovens e Adultos), avaliação criada para certificar competências e conhecimentos de jovens e adultos que não terminaram os ensinos fundamental e médio na idade adequada. As inscrições vão até o fim do dia 22 de janeiro, são gratuitas e podem ser feitas por qualquer pessoa que não tenha concluído os estudos na idade apropriada da etapa de ensino que pretende certificar com o exame.

O único requisito é que a pessoa interessada tenha no mínimo 15 anos completos, no caso do ensino fundamental, e no mínimo 18 anos completos para o ensino médio. Ela não precisa ter frequentado a escola. Há outro cuidado: quem fez a inscrição para a edição de 2019, faltou ao exame e não apresentou justificativa, terá que pagar R$ 40 ao Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) para realizar a prova novamente. O período para fazer a justificativa terminou no dia 20 de dezembro.

As inscrições podem ser feitas pelo site do Inep no endereço do Encceja 2020. É preciso informar o CPF e a data de nascimento para acessar o sistema de inscrições, preencher seus dados e seguir as instruções para fazer a inscrição para a etapa correta e para indicar a necessidade de atendimento específico. O Inep disponibiliza um passo a passo detalhado (aqui).

O Encceja acontece no dia 25 de abril, domingo, nos períodos da manhã (das 9h às 13h) e da tarde (das 15h30 às 20h30). A prova será aplicada em todos os estados e no Distrito Federal. Os municípios onde haverá o exame podem ser conferidos no anexo 1 do edital (página 101).

O site do Encceja também disponibiliza materiais de estudo e provas de anos anteriores: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/encceja. 

*Uol