Inep prorroga inscrições para o Encceja 2020; provas serão aplicadas em abril

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) prorrogou até o dia 25 de janeiro as inscrições para a edição de 2020 do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Inicialmente, o prazo encerraria no dia 22.

A inscrição do Encceja 2020 pode ser feita somente pela internet, no site enccejanacional.inep.gov.br/encceja. O participante terá que informar CPF e documento de identidade para a realizar o cadastro. Também é necessário informar telefone e e-mail atuais para que o Inep possa entrar em contato, se for preciso.

É importante prestar atenção ao momento de escolher a cidade de prova. Faça a escolha pelo município em que estará nos dias do exame, pois não será possível alterar depois do fim das inscrições.

Pessoas que se inscreveram no Encceja 2019, não compareceram ao exame e não justificaram a ausência (ou que a justificativa não foi aceita pelo Inep), terão que pagar R$ 40, caso queiram se inscrever no Encceja 2020.

O Encceja é voltado para estudantes que não completaram o ensino fundamental e/ou ensino médio na idade apropriada e desejam obter o certificado.

  • Ensino fundamental: pessoas com 15 anos ou mais no momento da prova;
  • Ensino médio: pessoas com 18 anos ou mais no dia da prova.

Provas Encceja 2020
Apesar de ser Encceja 2020, o exame será realizado em 2021 por causa da pandemia de Covid-19. A situação epidemiológica do país fez com que o cronograma sofresse um atraso.

O Encceja 2020 será em 25 de abril de 2021, das 9h às 13h e das 15h30 às 20h30. As provas contarão com questões objetivas sobre as diferentes áreas do conhecimento (ou disciplinas) e uma redação.

As disciplinas são diferentes de acordo com o nível de ensino (fundamental ou médio) e as provas serão distribuídas pelos dois turnos.

A previsão é de que os gabaritos do Encceja 2020 sejam publicados até o dia 7 de maio de 2021.

Já a data de resultado do Encceja 2020 ainda não foi informada pelo Inep. As notas costumam ser divulgadas aproximadamente 100 dias após as provas.

Quanto é necessário tirar para passar no Encceja 2020?

É preciso tirar no mínimo 100 pontos nas provas objetivas e média mínima de 5 pontos na redação para ser aprovado no Encceja 2020. A pontuação da redação vai de 0 a 10, já o exame tem a nota calculada pela Teoria de Resposta ao Item (TRI).

Quem não for aprovados em todas as provas, mas conseguir a pontuação necessária em uma ou mais áreas poderá solicitar a declaração de proficiência, documento que retira a necessidade de fazer a disciplina novamente no Encceja 2021.

Como pegar o certificado do Encceja 2020?

O participante deverá solicitar o certificado (ou declaração de proficiência) nas Secretarias de Educação e institutos federais conveniados ao Inep. Será necessário comparecer ao local e informar número de inscrição no exame e apresentar os documentos pessoais.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia