Municípios baianos têm até o dia 16 de fevereiro para adesão ao Programa Saúde na Escola

As prefeituras municipais têm até o próximo dia 16 de fevereiro para aderir ao Programa Saúde na Escola. Com o objetivo de orientar e mobilizar os municípios,  uma webpalestra na plataforma TelessaúdeBA foi realizada, nesta terça-feira (2), para representantes das gestões municipais da Educação e Saúde, dos Núcleos Territoriais de Educação e profissionais das duas áreas. No encontro virtual, o coordenador de Educação Ambiental e Saúde da Secretaria Estadual da Educação (SEC), Fábio Barbosa, debateu sobre o programa e apresentou suas diretrizes e seus desafios. Em seguida, representando a diretoria de Atenção Básica da Secretaria Estadual da Saúde, a fonoaudióloga Nilma dos Santos ressaltou os programas NutriSus e Crescer Saudável.

>> Assista a webpalestra (https://bit.ly/3avb9Dd)

De acordo com Fábio Barbosa, o Programa Saúde da Escola integra uma política governamental voltada à intersetorialidade, que atende aos princípios e às diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS): integralidade, equidade, universalidade, descentralização e participação social. “São temas que precisam ser fortalecidos, especialmente neste momento pandêmico, no qual fica evidente a sua importância, uma vez que contribui para uma formação ampla da cidadania e promove a articulação de saberes e o protagonismo dos estudantes, pais, comunidade escolar e sociedade, ao tratar sobre a saúde e educação de forma integral. Nossa meta é que 100% dos municípios baianos façam a adesão ao programa que, neste ciclo de 2021 a 2022, possibilita também a adesão ao Programa Crescer Saudável e à iniciativa NutriSUS”, ressalta o coordenador.

O programa é uma política pública instituída em 2007, voltada para crianças, adolescentes, jovens e adultos da Educação pública brasileira, com o objetivo de promover a saúde e a educação integral. Os municípios interessados em aderir ao programa devem acessar o sistema do Ministério da Saúde,  E-Gestor (https://egestorab.saude.gov.br/) e realizar a inscrição até o dia 16 de fevereiro. Para mais informações, acesse o Portal da Educação no endereço: http://escolas.educacao.ba.gov.br/pse.

Foto: Divulgação / Assessoria de Comunicação Secretaria da Educação do Estado da Bahia



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia