Secretaria de Educação da Bahia realiza encontro virtual de planejamento com as universidades estaduais

Foto: Divulgação

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) promoveu, nesta quinta-feira (25), um encontro virtual com os reitores e representantes das quatro universidades estaduais públicas, mantidas pelo governo do Estado: Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Esta foi a primeira reunião do ano e teve como objetivo avaliar o cenário e os desafios impostos pela pandemia do novo Coronavírus à Educação e o planejamento das universidades.

O encontro  contou com a participação do secretário estadual da Educação, Jerônimo Rodrigues, que  falou da importância deste diálogo com os reitores das Universidades Estaduais Baianas (UEBAS). “Este encontro foi para discutirmos questões como o planejamento acadêmico, administrativo e financeiro das universidades, considerando a pandemia. É preciso reconhecer que não estamos sofrendo as ameaças que estão sofrendo as federais, com retiradas de recursos, corte de investimentos e que, apesar do cenário político nacional, precisamos fazer um plano para as universidades, para fortalecer as gestões dos reitores e, consequentemente, as próprias universidades”, afirmou”.
O reitor da UEFS, Evandro Nascimento, que é o presidente do Fórum das UEBAS, falou sobre o alinhamento com a SEC.  “Esta interlocução com a SEC era esperada e, apesar dos atropelamentos causados pela pandemia, conseguimos nos reunir com a Secretaria nesse processo de resolver questões voltadas a pessoal e esta pactuação entre as universidades e as secretarias do Estado é fundamental nesse processo de elaboração de um cronograma”.
O reitor da UESC, Alessandro Fernandes de Santana, destacou a importância da participação das universidades estaduais no pacto com os municípios, proposto pelo governo do Estado. “As universidades estão aqui para ser solidárias com a Secretária da Educação, junto aos municípios, que vão precisar muito no nosso apoio, especialmente neste retorno do ano letivo remoto. A presença da universidade estadual é muito importante nos municípios e, por isso, acredito que podemos participar do plano do governo do Estado não apenas como executor, mas de fato auxiliando nesse aspecto”.
O coordenador de programas e projetos estratégicos da SEC, Marcius Gomes, destacou os desdobramentos do encontro. “As universidades cumprem um papel fundamental no fortalecimento da Educação Básica. Além dos programas para a juventude do Governo do Estado, como o Mais Futuro, o Partiu Estágio e o Universidade para Todos, temos a formação de professores, cujo papel das UEBAS é fundamental. Encontros como estes são essenciais para o alinhamento das ações que vinculam a Educação Básica ao Ensino Superior”, afirmou.
O evento também contou com as participações do reitor da UESB, Luiz Otávio de Magalhães, e da pró-reitora da UNEB, Lídia Boaventura Pimenta, além do  assessor de Planejamento e Gestão da SEC, Matteus Martins, entre outros.
*Assessoria de Comunicação/BA


Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia