Educadores planejam o ano letivo 2020/21 de forma coletiva durante a Jornada Pedagógica Paulo Freire

Professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares da rede estadual de ensino estão participando a todo vapor da Jornada Pedagógica Paulo Freire, promovida pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), iniciada nesta segunda-feira (8) e que segue até sexta (12). Assim como ocorreu na pré-jornada pedagógica, todas as unidades escolares estão engajadas em um trabalho coletivo no âmbito da escola, com o objetivo de planejar o ano letivo 2020/21, que começa com o ensino 100% remoto, em 15 de março. As reuniões relativas ao chamado “Tempo escola” estão ocorrendo no período da tarde e da noite, por meio da plataforma Google Meet, após os educadores participarem das demais atividades, como lives, palestras e oficinas.

A equipe do Colégio Estadual Mestre Moa do Katendê, em Salvador, já está toda envolvida através de discussões e orientações, conforme relatou a professora de Ciências, Rosa Magalhães. “Meu planejamento está sendo pautado em aulas síncronas e assíncronas, utilizando os recursos disponíveis, como o Google Forms, Google Clasroom e WhatsApp. Para quem não tem acesso à internet, disponibilizaremos o material impresso. Estamos buscando todos os recursos possíveis para atender aos nossos estudantes da melhor maneira e possibilitar a aprendizagem de forma significativa”, revelou.

A diretora Lilianne Castro, do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) da Bacia do Rio Corrente, localizado em Santa Maria da Vitória, destacou como a equipe está organizando a dinâmica de planejamento. “Acompanhamos, diariamente, a programação ofertada pela SEC no youtube no período da manhã. Em seguida, dispensamos um tempo assíncrono para que os nossos professores possam se dedicar às leituras de materiais necessários para o seu planejamento e, por fim, nos reunimos virtualmente nos turnos vespertino e noturno, a fim de nos dedicarmos à realização de oficinas temáticas e ao momento ‘mão na massa’, voltado à realidade da escola. Contamos também com a realização de oficina sobre ‘Uso das tecnologias – Google na sala de aula”, ministrada pelo professor Thiago Santos”, destacou.

Para a coordenadora pedagógica Elayne Cristina dos Santos, do Colégio Estadual Baden Powell, localizado em Eunápolis, trabalhar a união da equipe é fundamental. “A Jornada Pedagógica é uma oportunidade para nós, professores e coordenadores, experienciarmos um pouco do que iremos enfrentar neste momento de grandes mudanças. Atividades remotas, uso de ferramentas digitais, ano continuum, enfim, as novidades que não faziam parte de nossa rotina”, disse.

A professora de Língua Portuguesa, Rosiane Santos, do Colégio Estadual Edivaldo Boaventura, em Brejões, também reforçou a importância do planejamento conjunto. “Agora, mais do que nunca, o trabalho coletivo tem uma relevância ainda maior, pois a conectividade nos unirá de forma uniforme e remota. Todos nós juntos seremos uma escola ainda melhor. O desafio é grande, mas a vontade é ainda maior”, afirmou.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia