Com Covid-19, professor do Instituto de Física da UFBA morre aos 49 anos

Foto : Divulgação / UFBA

O professor do Instituto de Física da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Jailton Souza de Almeida, morreu na madrugada desta segunda-feira (19), por complicações causadas pela Covid-19, aos 49 anos. Ele estava internado há cerca de 40 dias em um hospital de Salvador, com problemas respiratórios. O sepultamento será na cidade de Catu.

Graduado e mestre em física pela própria universidade e doutor em física pela Universidade de Uppsala, na Suécia, Jailton Almeida ingressou como docente na UFBA em 2008, lotado no Departamento de Física Geral. Atuou como revisor de diversos periódicos internacionais e possui dezenas de artigos publicados em revistas científicas internacionais, com mais de 500 citações.

Jailton ainda foi assessor da Câmara de Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), de 2007 a 2011, e era consultor de universidades, institutos federais, e fundações de amparo à pesquisa.

Em nota, o diretor do Instituto de Física, professor Ricardo Miranda, lamentou o falecimento. “Colega e professor respeitado e querido por toda a comunidade do nosso instituto, Jailton deixará uma permanente lacuna entre nós, mas estará sempre em nossa memória e nossos corações”, disse. A UFBA também prestou solidariedade aos familiares, amigos e colegas.

 

*M1


Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia