Governo da Bahia e startup oferecem 10 mil vagas gratuitas em cursos de tecnologia

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Apenas 36 mil pessoas com perfil tecnológico são formadas por ano no Brasil. Esses dados da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) contrastam com a necessidade da área, já que seriam necessários 70 mil profissionais para suprir a demanda desse mercado que não para de crescer e oferece grandes oportunidades de carreira.

Pensando nisso e visando fortalecer o setor produtivo baiano, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, lança, nesta quarta-feira (2), às 19h, com transmissão pelo canal do YouTube Secti Bahia, o ProgramAÊ, que vai oferecer, em parceria com a Digital Innovation One (DIO), 10000 vagas gratuitas em cursos de tecnologia.

Maior ecossistema open education do Brasil para desenvolvedores de software, a DIO vai levar, com ajuda do Governo da Bahia, a educação em desenvolvimento de software para milhares de pessoas do estado de forma totalmente gratuita. Essa é mais uma forma de democratizar o aprendizado em tecnologia e capacitar milhares de desenvolvedores para suprir o déficit do mercado nacional. As inscrições para as vagas seguem abertas até o dia 30 de junho e podem ser acessadas, nas modalidades iniciante e avançado, no site da Secti.

De acordo com a secretária da Secti, Adélia Pinheiro, trata-se de uma oportunidade que os jovens baianos terão para aperfeiçoar as suas habilidades no setor de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação). “Promover acesso à educação em desenvolvimento de software para os nossos jovens é incentivar que eles possam ter um futuro promissor em um dos setores de maior potencial de crescimento no mercado de trabalho. Além disso, é um grande ganho econômico para o nosso estado, pois com profissionais capacitados, conseguimos atrair ainda mais empresas para a Bahia”, afirmou.

Para Victor Haruo, Head de Parcerias da Digital Innovation One, a oferta dessas vagas gratuitas de cursos de tecnologia faz parte do DNA da startup. “Temos como objetivo democratizar o conhecimento em desenvolvimento de software e tecnologias exponenciais, acelerando a formação de mais de 5 milhões de talentos digitais no país inteiro, resultando em um maior desenvolvimento econômico do estado da Bahia e tendo o potencial de mudar a vida de milhares de jovens profissionais que buscam capacitação para entrar em um dos mercados que mais crescem no mundo”, comenta.

Os cursos são online e envolvem a criação de soluções e sites com o uso de HTML, CSS, JavaScript, ReactJS, Node.js, Java, NET, Python e bancos de dados. Serão trabalhados ainda o desenvolvimento de soft skills e debates a respeito de aspectos fundamentais dessa carreira no mercado de trabalho. Elas são tanto gravadas quanto ao vivo, todas ministradas por profissionais do setor. Os interessados em participar devem fazer a sua inscrição gratuita pelo site.

Digital Innovation One

Fundada em 2018, a Digital Innovation One é a primeira plataforma Open Education brasileira que tem como objetivo democratizar o conhecimento em desenvolvimento de software e tecnologias exponenciais para acelerar a formação de mais de 5 milhões de talentos digitais, conectando-os com grandes oportunidades que potencializam o desenvolvimento socioeconômico regional. Atualmente, o ecossistema da startup conta com mais de 300 mil desenvolvedores de software, 160 instituições de ensino parceiras, 450 mentores de tecnologia e mais de 1.000 empresas conectadas por meio de programas educacionais.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia