UNEB: inscrições para nova especialização EaD em Educação Digital seguem até esta quinta-feira (5)

inscrições para nova especialização EaD em Educação Digital
Foto: Henrique Mendes / G1 Bahia

A Universidade do Estado da Bahia (UNEB) prorrogou o período de inscrições, até esta quinta-feira (5), para o processo seletivo da Especialização EaD em Educação Digital. Estão sendo ofertadas 5 mil vagas, conforme prevê o Edital de Seleção (veja prorrogação).

Para efetivar participação no processo seletivo é necessário enviar a documentação solicitada, através do Sistema de Seleção da Pós-Graduação (SSPPG) da UNEB.

As oportunidades estão divididas para servidores técnicos e docentes do quadro efetivo da UNEB (70%), candidatos apresentados por instituições parceiras (25%) e demanda social (5%). Essa é uma ação conjunta da Unidade Acadêmica de Educação a Distância (Unead) com a Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PGDP) da universidade.

O curso reserva 40% das vagas para negros e 5% de sobrevagas para cada grupo a seguir: indígenas; quilombolas; ciganos; pessoas com deficiência, transtorno do espectro autista ou altas habilidades; e transexuais, travestis ou transgêneros.

A especialização possui os objetivos principais de preparar profissionais para atuação em ambientes educacionais que adotem a modalidade de educação digital e promover discussões sobre os limites e possibilidade do uso da mediação tecnológica na educação.

Formato interativo e autoinstrucional 

 O curso foi planejado em formato interativo e autoinstrucional, com apoio de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA/Moodle) e organização metodológica em trilhas formativas, totalizando carga de 420 horas-aula.

Trilhas Formativas da Especialização em Educação Digital:

– Trilha 01: Sociedade Tecnológica;
– Trilha 02: Educação Digital;
– Trilha 03: Competências Digitais;
– Trilha 04: Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no Processo de Ensino-Aprendizagem

A Especialização em Educação Digital tem como público-alvo portadores de diploma de curso superior que exerçam atividades em órgãos públicos, do terceiro setor ou da iniciativa privada, e que desejem aprimorar sua formação com o uso da mediação tecnológica.

O candidato, com deficiência ou não, que necessitar de atendimento especial durante a realização do processo seletivo, poderá solicitar no ato da inscrição. A seleção conta com duas etapas: homologação das inscrições e avaliação da Carta de Intenções e da comprovação de tempo de serviço.

A primeira etapa será realizada no dia 11 de agosto, com possibilidade de interposição de recursos nas duas datas seguintes. A segunda etapa ocorrerá entre os dias 17 e 20 do mesmo mês. Novos recursos podem ser registrados nos dias 24 e 25. O resultado final está previsto para 30 de agosto.

São instituições parceiras da UNEB para a oferta da Especialização em Educação Digital: a Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM); as Secretarias Estaduais da Educação (SEC-BA), da Administração (Saeb), da Fazenda (Sefaz) e de Planejamento (Seplan); os Polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB); e as demais Universidades Estaduais da Bahia (UESC, UESB e UEFS).



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia