UFRB registra em documentário entrega do título de Doutora Honoris Causa a Dona Cadu

ufrb

O Programa de Extensão de Formação em Comunicação exibiu o documentário da história da Doutora Honoris Causa, Ricardina Pereira da Silva, conhecida como Dona Cadu, no último dia 20 de novembro, durante a programação do 15º Fórum Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo (Fórum 2021). O vídeo tem tradução para LIBRAS.

Dona Cadu completou 101 anos em 2021, mulher negra, mãe, líder comunitária, detentora de saberes e fazeres ancestrais, memória viva de confluências afro-indígenas, sambadeira e mestra ceramista mais antiga de Coqueiros, distrito de Maragogipe (BA).

O documentário registra a entrega do título de Doutora Honoris Causa outorgado pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), em solenidade realizada no dia 16 de abril de 2021, no Memorial Dona Cadu, Distrito de Coqueiros, em Maragojipe, com as presenças do reitor da UFRB, professor Fábio Jousé, da diretora do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), professora Dyane Brito Reis Santos, do chefe da TV UFRB, Ivan Americano e da idealizadora do Memorial Dona Cadu, Rosângela Cordaro.

No momento da entrega, o reitor Fábio Josué destacou a importância da homenageada na história do seu povo, pelo seus amplos saberes e conhecimentos, adquiridos ao longo de sua vida, que eram reconhecidos pela maior honraria outorgada pela UFRB.

No documentário, Cadu canta sambas, conta experiências de vida, de trabalho árduo desde os dez anos de idade; de várias habilidades adquiridas e fazeres cotidianos. Dona Cadu foi – e continua sendo – tema de livros, dissertações, monografias e sambas. Sua história tem inspirado gerações.

Confira aqui: https://youtu.be/892QhT5lA_A

Assessoria de Comunicação Universidade Federal do Recôncavo da Bahia


Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia