Nova Zelândia completa 100 dias sem casos de Covid-19

A Nova Zelândia completou cem dias sem transmissão doméstica do coronavírus neste domingo (9), mas o governo do país fez avisos para a população porque há risco de reaparecimento do Sars-Cov-2, como aconteceu no Vietnã e na Austrália.

O país de 5 milhões de habitantes é um dos mais seguros do mundo para evitar a Covid-19.

A vida dos neozelandeses voltou ao normal, mas as autoridades estão preocupadas que as pessoas agora se recusam a fazer os testes e deixaram de usar o aplicativo de rastreamento de contato do governo. Até mesmo ignoram regras de higiene para prevenção da transmissão.

“Chegar a cem dias sem transmissão comunitária é uma marca significativa, mas mão podemos ser complacentes”, disse Ashley Bloomfield, do departamento de Saúde.

“Nós vimos em outros países a rapidez que o vírus pode re-emergir e se espalhar em locais onde ele estava sob controle, e precisamos estar preparados para impedir futuros casos na Nova Zelândia.”

Há, atualmente, 23 casos ativos de pessoas que estão isoladas e 1.219 casos totais.

A primeira-ministra Jacinda Ardern deu início à sua campanha de reeleição no sábado, chamando-a de “eleição Covid”.

Mas um ressurgimento de casos devido ao cansaço de Covid poderia desencadear uma reação contra ela e dar à oposição uma chance de voltar à disputa eleitoral.

Fonte: G1



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia