Fumaça de incêndios florestais escurece o céu na Califórnia

O Oeste dos EUA segue registrando incêndios florestais fora de controle. Nesta quarta-feira (9), a fumaça das queimadas encobriu o céu de São Francisco, deixando-o de tonalidade laranja. As rajadas de ar seco pioram a situação, mas meteorologistas acreditam que pode haver algum alívio do clima em breve.

Na Califórnia, os ventos alimentaram um número sem precedentes de incêndios que obrigaram equipes de resgate a fazer a retirada de diversos moradores. No estado de Washington, que fica ao norte da Califórnia, em um único dia se perdeu uma área florestal maior do que se costuma registrar durante todo o ano. Os incêndios também forçaram as pessoas a fugir de suas casas em Oregon e Idaho.

Uma queda de temperatura de até 15 graus Celsius, causada por uma onda de ar polar, ajudou a diminuir os incêndios florestais no Colorado e em Montana.

“A massa de ar significativamente mais fria está ajudando a reduzir as condições críticas de incêndio em todo o oeste, no entanto, a maior parte da costa oeste e condados adjacentes têm avisos de bandeira vermelha em vigor durante parte do dia de hoje”, informou nesta quarta o Serviço Meteorológico Nacional. Um aviso desse tipo é emitido quando as condições se combinam para produzir um risco maior de incêndio.

A diminuição dos ventos pode ocorrer até quinta-feira, “trazendo algum alívio para os incêndios em curso”, disseram os meteorologistas.

Uma enorme nuvem de fumaça cobriu grande parte da Califórnia na quarta-feira, escurecendo o sol e deixando-o com um brilho alaranjado assustador em San Francisco.

Cerca de 200 quilômetros ao nordeste da cidade, os ventos criaram um grande incêndio no sopé da Sierra Nevada e forçaram as autoridades a ordenar evacuações pela manhã, além de alertarem outros residentes para se prepararem para partir.

A área não fica longe da cidade de Paradise, onde 85 pessoas morreram em um incêndio há dois anos.

Na terça-feira, as chamas botaram em risco 14 bombeiros que precisaram montar abrigos de emergência na costa central da Califórnia. Eles sofreram queimaduras e inalaram fumaça. Três deles foram levados para um hospital em Fresno, disse o Serviço Florestal dos EUA.

Fonte: G1



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia