Nos EUA, mais de 90 milhões de eleitores já enviaram seus votos antecipadamente

 

Mais de 90 milhões de pessoas já votaram antecipadamente nas eleições presidenciais dos Estados Unidos – a data da votação é 3 de novembro. Os dados são do Projeto Eleições, da Universidade da Flórida.

Joe Biden, do Partido Democrata, e Donald Trump, do Partido Republicano, são os candidatos deste ano.

A expectativa é que o total de votos ultrapasse a marca de 150 milhões pela primeira vez na história.

Nos EUA, o voto não é obrigatório. Esses 90 milhões representam cerca de 65% do total de pessoas que compareceram às urnas nas últimas eleições presidenciais, em 2016.

Entre as cerca de 90 milhões de pessoas que já votaram, 20 milhões não haviam participado em 2016, de acordo com uma empresa de análise de dados ligada ao Partido Democrata, a TargetSmart.

Em dois estados, Havaí e Texas, o número de votos antecipados já é maior que o total de 2016.

Em dez outros, as cédulas enviadas com antecedência já somam mais de 80% do total de votos em 2016.

Entre esses, estão Flórida, Carolina do Norte, Georgia, Arizona e Nevada, que são estados pêndulo e podem ser decisivos para o resultado.

A participação antecipada é um reflexo do interesse nas eleições, mas, também, uma forma de evitar aglomerações no dia 3.

Essa alta na participação dos eleitores é uma surpresa para esse ciclo eleitoral. Biden espera que esse comparecimento favorecido pelo voto antecipado o ajude em estados que têm um perfil mais conservador, como a Flórida e o Arizona.

As pesquisas mostram que entre os eleitores que já enviaram seu voto há liderança dos democratas. No entanto, essa vantagem diminuiu nos últimos dias.

Fonte: G1



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia