Biden nomeia crítico de Bolsonaro para cuidar de relações com a América Latina

O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, nomeou Juan Gonzalez para o cargo de diretor sênior para o Hemisfério Ocidental do Conselho de Segurança Nacional. Na prática, o cargo é responsável por assuntos relativos à América Latina. O nomeado, conforme informações do jornal O Globo, é um crítico de Jair Bolsonaro (sem partido).

Em outubro do ano passado, Gonzalez citou o Brasil ao fazer um comentário a respeito das mudanças climáticas. “Qualquer pessoa, no Brasil ou em qualquer outro lugar, que pensa que pode promover um relacionamento ambicioso com os Estados Unidos enquanto ignora questões importantes como mudança climática, democracia e direitos humanos claramente não tem ouvido Joe Biden durante a campanha”, disse ao site Huffpost.

Essa não foi a primeira vez que o futuro diretor falou sobre o relacionamento entre os Estados Unidos e o Brasil. Em um artigo publicado na revista Americas Quarterly, em julho do ano passado, Gonzalez questionou a capacidade de Bolsonaro de lidar com os desafios climáticos.

“A relação entre os Estados Unidos e o Brasil tem enorme potencial sob um governo Biden, cujas agendas climáticas e econômicas andam de mãos dadas. A questão para o Brasil é se sua liderança atual está preparada para enfrentar os desafios monumentais de nosso tempo”, escreveu Gonzalez.

Nascido na Colômbia e criado em Nova York, Gonzalez já esteve no cargo de diretor para o Hemisfério Ocidental do CSN no governo de Barack Obama, entre 2011 e 2013. Depois, se tornou conselheiro especial de Biden, na época em que era vice-presidente, de 2013 a 2015. Mais recentemente, também no governo Obama, foi subsecretário de Estado adjunto para o Hemisfério Ocidental, com foco na implementação de políticas na América Central e no Caribe.

Fonte: BN



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia