Nas Filipinas, quem não se vacinar contra covid não poderá sair de casa

Nas Filipinas, quem não se vacinar contra covid não poderá sair de casa Imagem: Ryan Eduard Benaid/NurPhoto/Getty Images

As medidas de incentivo à vacinação têm aumentado em diversos países do mundo para aqueles que ainda resistem à imunização contra a covid-19. Mas o presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, decidiu fazer uma imposição mais drástica: quem não for vacinado no país não terá permissão para sair de casa.

A adesão da população ao imunizante já vinha sendo pauta constante para Duterte. Há cerca de um mês, ele afirmou que mandaria prender os que não se vacinassem, já que o comparecimento aos postos estava baixo. “Não me entendam mal, há uma crise neste país”, afirmou o presidente na época.

Desta vez, porém, ele deixou as ameaças e partiu para a ação. Segundo o portal filipino Rappler, Duterte quer que a polícia e as autoridades locais restrinjam o movimento de pessoas que recusam as vacinas contra o coronavírus, em uma tentativa de conter a disseminação da temida variante delta, mais contagiosa.

“Se você sair de casa, direi à polícia para trazê-lo de volta. Você será escoltado de volta para sua casa porque vocês são propagadores ambulantes”, disse o presidente, de acordo com o Rappler.

Segundo Duterte, as autoridades locais deverão saber quem está vacinado e quem ainda não recebeu o imunizante contra a covid-19. Com isso, terão de alertar os que ainda não foram imunizados de que são um perigo para os outros.

Em uma reunião com funcionários da força-tarefa pandêmica, o presidente filipino também pediu ao Congresso que aprove uma lei impondo penalidades para quem recusar as vacinas contra o novo coronavírus.

Ainda assim, Duterte teria afirmado que não poderia esperar por tal lei e “assumiria total responsabilidade” pelas medidas restritivas, caso enfrentasse processos judiciais. “Vou esperar por uma lei quando tantos vão morrer? Esse é o problema. Não há lei, mas a lei da necessidade existe”, disse, segundo o Rappler.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia