Nave da missão Lucy da Nasa decola para jornada de 12 anos até asteroides de Júpiter

Nave da missão Lucy da Nasa decola para jornada de 12 anos

Lucy, a primeira missão da Agência Espacial americana, a Nasa, aos asteroides troianos de Júpiter, começou neste sábado (16) da Flórida, para uma viagem de 12 anos que buscará entender melhor a formação de nosso sistema solar. O foguete Atlas V decolou às 09:34 GMT (6h34 no Brasil) do Cabo Canaveral.

A sonda Lucy sobrevoará pela primeira vez um asteroide entre Marte e Júpiter por volta de 2025. Ao todo, ela estudará oito asteroides de uma região conhecida como Tróia.

Cerca de uma hora após o lançamento, Lucy se separou do seu foguete e agora segue viagem sozinha rumo aos asteroides. A sonda viaja a uma velocidade de 180 mil km/h.

Para conseguir viajar sozinha pelos próximos anos, ela carrega a bordo dois enormes painéis solares, cada um com quase 7,3 metros de largura – Lucy é a primeira espaçonave movida a energia solar a se aventurar muito longe do Sol.

Os painéis solares se desenrolaram com sucesso cerca de 30 minutos depois da espaçonave se separar do foguete e começaram a carregar as baterias da sonda para alimentar seus subsistemas.

A sonda foi batizada com o nome Lucy em homenagem a um antigo fóssil que ajudou na compreensão da evolução da espécie humana.

Fonte: G1



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia