Ex-funcionária afirma que pagamento de propina era prática na Odebrecht

Esta semana, a Operação Lava Jato apertou o cerco à maior empreiteira do país, a Odebrecht. Veio a público uma lista apreendida em fevereiro, com os nomes de mais de 200 políticos, de partidos da base do governo e da oposição, ligados a anotações com valores em dinheiro. A Polícia Federal ainda investiga se os documentos comprovam ou não algum ato ilícito.

Na sexta-feira (25), a repórter Sônia Bridi entrevistou uma ex-funcionária da Odebrecht que afirma: o pagamento de propinas seria uma prática antiga na empresa. Conceição Andrade trabalhou como secretária do departamento financeiro por 11 anos. Quando saiu da Odebrecht, levou com ela uma outra lista, dos anos 80, com mais de 500 nomes.

Em 1988, o presidente era José Sarney; a moeda, o cruzado, que teria vida curta. Naquele ano, a inflação passaria dos 1000% e a Constituição do Brasil Democrático seria promulgada. Era um brasil diferente, mas uma prática parecer ter sobrevivido até hoje.

Nesta semana, se tornaram públicos documentos que parecem ser registros de contabilidade apreendidos em endereços do executivo afastado da Odebrecht Benedito Barbosa Júnior. É uma lista de nomes de mais de 200 políticos de partidos da base do governo e da oposição, associados a valores monetários.

Neste sábado (26), em despacho, o juiz Sérgio Moro disse que vai decidir nesta segunda-feira (28) se a lista será encaminhada ao Supremo Tribunal Federal, já que nela aparecem nomes de políticos com foro privilegiado, que só podem ser julgados no STF. Moro também reafirmou que é prematura qualquer conclusão sobre a natureza, lícita ou não, dos pagamentos que fazem parte da planilha. Na lista, os políticos são identificados por apelidos, como “nervosinho”, “caranguejo”, “avião”, “lindinho”.

Uma outra lista, de 1988, também teve origem na Odebrecht. Ao lado de cada nome, estão os apelidos e a obra pela qual teriam recebido propina. Um codinome é jargão da justiça: “capa preta”. Os políticos são “almofadinha”, “ceguinho”, “sabiá”, “mel”, “whisky”. Três irmãos são chamados de “filhote”, “filhão” e “princesa”. “Boca mole”, “gambá”, “pinguiço”, “cana” e “pequeno suíno” também aparecem.

Quem é que inventava esse tipo de apelido? “Era o próprio pessoal da empresa, de acordo com o momento, de acordo com a figura física de cada um deles, mas eles faziam isso em tom de deboche”, diz Conceição Andrade.

O Fantástico não vai divulgar os nomes das pessoas que aparecem nas listas. Primeiro, porque a polícia ainda não sabe se elas cometeram alguma ilegalidade. Além disso, as duas listas juntas têm mais de 700 nomes. Não haveria tempo nem para citar todos e nem para dar a defesa de cada uma delas. Além disso, escolher alguns e omitir outros não seria justo.

Na terça-feira (22), os procuradores da Operação Lava Jato afirmaram que havia um setor na Odebrecht dedicado exclusivamente ao pagamento de propinas.

Fantástico: Como é que a senhora reagiu?
Conceição Andrade: O que eu pensei foi o seguinte: agora eles aperfeiçoaram o sistema. Antigamente, já existia de uma maneira e agora eles aperfeiçoaram. Eles funcionavam com esquema de caixa dois paralelo ao esquema, à contabilidade da própria empresa. Não tinha um departamento separado como hoje.

Conceição Andrade trabalhou na Odebrecht de 1979 a 1990. Ela prefere não mostrar o rosto. Teme agressões nestes tempos difíceis. Durante 25 anos, desde que saiu da empresa, Conceição guardou em casa o que diz serem provas da corrupção que testemunhou e de que até fez parte quando trabalhou no departamento financeiro.

Fantástico: Como a senhora ficou com esses papéis todos?
Conceição Andrade: Quando eu fui demitida da empresa, vieram dentro dos meus pertences pessoais. Quando eu cheguei em casa, eu percebi que tinha esses papéis da empresa. Então, eu não vi mais como devolvê-los.
Fantástico: A senhora guardou isso durante todos esses anos?
Conceição Andrade: Todos esses anos ficou guardado.

Conceição diz que foi demitida por contenção de despesas e entrou na justiça contra a Odebrecht, cobrando direitos trabalhistas. Ela perdeu o caso.

Fantástico: Por que a senhora levou tanto tempo para passar para frente esses documentos?
Conceição Andrade: Eu fiquei com medo de retaliações, de agressões. Inclusive, consultei algumas pessoas e as pessoas me aconselharam a não mostrar, porque seria uma pequena contra todo um sistema.
Fantástico: Por que depois de tanto tempo a senhora resolveu tornar públicos esses documentos?
Conceição Andrade: Resolvi tornar público pela situação que o país está passando e eu vi que era uma oportunidade de contribuir para poder passar esse país a limpo.

Em setembro de 2015, Conceição entregou a lista e os documentos para o deputado federal Jorge Solla, do PT, que levou tudo para a CPI da Petrobras. Solla entregou os papéis também para o Ministério da Justiça. De lá, eles foram encaminhados para aPolícia Federal que, por sua vez, mandou tudo para a Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros, no Paraná, por entender que seriam de interesse da Operação Lava Jato.

Na tarde deste domingo (27), a Polícia Federal disse que está analisando esses papéis. Segundo a PF, se for comprovada a autenticidade, eles serão incorporados ao banco de dados da Lava Jato. É que esses papeis de quase 30 anos podem ajudar a esclarecer pontos da investigação que está sendo feita agora. A Polícia Federal lembra que, mesmo se for comprovada a autenticidade, provavelmente ninguém poderá ser processado, porque esses crimes já estariam prescritos.

A lista tem mais de 500 nomes. Ex-ministros, ex-governadores, ex-prefeitos, senadores e deputados. Quase 30 anos depois, alguns citados até já morreram. Os que continuam na vida pública estão hoje em vários partidos, tanto da base do governo quanto da oposição. E há pelo menos um jornalista.

Apesar de a Polícia Federal ainda não poder afirmar que todas as anotações na lista se referem a propinas, Conceição se diz convencida.

Fantástico: Nessa sua lista, há também empresas, cartório, algumas siglas que parecem instituições… Tudo isso era propina?
Conceição Andrade: Tudo isso era propina. Tudo que tem dentro, toda essa relação que existe nessa lista foram pagamentos de propina. Foi dinheiro saído do caixa dois.

Mas, quando o Fantástico pergunta se os pagamentos poderiam ser doações legais, ela responde que acredita que não.

Fantástico: Todos esses pagamentos eram caixa dois? Não há a possibilidade de que alguns desses pagamentos fossem doações legais de campanha?
Conceição Andrade: Acredito que não. Naquela relação, todos eram caixa dois.
Fantástico: Como a senhora se sentia movimentando todo aquele dinheiro sabendo que era propina?
Conceição Andrade: Constrangida.

Além da lista, Conceição guardou um dossiê, com mais de 200 itens, entre bilhetinhos, contas, recibos e anotações feitas à mão. Em um papel, há um cálculo para pagar a um tal de “Azeitona” a comissão de 2% sobre a obra de irrigação do Formoso. A obra, segundo o site da própria Odebrecht, foi executada em Bom Jesus da Lapa, na Bahia, nas décadas de 80 e 90. O rascunho do cálculo informa que o valor deve ser pago em dólar black, que era o mercado negro de câmbio na época. Feita a conversão de 2% de mais de 700 milhões de cruzados, deu US$ 28 mil.

Fantástico: A gente vê que alguns eram convertidos para dólar.
Conceição Andrade: Havia pagamentos feitos em dólar, porque isso era exigência do político que ia receber a propina.
Fantástico: A senhora pessoalmente chegou a entregar dinheiro a algum político?
Conceição Andrade: Cheguei a entregar. Algumas vezes.
Fantástico: Como é que funcionava esse esquema de pagamento?
Conceição Andrade: Tinha alguns políticos aqui de Salvador, que iam receber algumas vezes o dinheiro dentro da própria empresa em ‘cash’. E, outras vezes, a empresa repassava o dinheiro para os gerentes de obra e eles distribuíam para os políticos daquela região.
Fantástico: Era muito dinheiro assim comparado ao seu salário?
Conceição Andrade: Bastante dinheiro. Bastante dinheiro. Cem vezes mais do que eu ganhava.
Fantástico: Cem vezes?
Conceição Andrade: Cem vezes mais do que eu ganhava.

Outro rascunho revela a partilha da propina pela obra da adutora João Pessoa e os valores pagos a “graviola”, “aviador”, “tênis”, “pardal” e “pouca telha”.

Fantástico: Quando a senhora entrou na empresa isso já existia?
Conceição Andrade: Eu só percebi isso a partir do momento que eu comecei a trabalha com caixa dois, que eu comecei a ser secretária da gerência financeira.
Fantástico: Alguém chamou a senhora e disse “olha, a senhora vai participar disso, disso e disso. É preciso ter cuidado”?
Conceição Andrade: Não, não. A coisa era feita abertamente. Todo mundo sabia na empresa. As pessoas dentro do departamento financeiro sabiam e algumas pessoas também fora sabiam que a empresa sempre trabalhava com caixa dois.

Conceição disse que está disposta a falar com a polícia e a justiça se for chamada.

A Odebrecht, por meio de sua assessoria de imprensa, disse que a empresa não vai se manifestar sobre essa lista.

*G1



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia