Justiça leiloa bens do tráfico de drogas apreendidos na Bahia

Bens que foram apreendidos do tráfico de drogas na Bahia estão sendo leiloados pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Senad/MJSP). Entre os itens mais cobiçados pelos compradores, está uma aeronave Cessna Aircraft, modelo T210N, com lance inicial de R$75mil. Carros, motocicletas e sucatas também estarão disponíveis para arremate até dia 31 de agosto.

O diretor de Gestão de Ativos da Senad/MJSP, Giovanni Magliano Júnior, lembra que, esse dinheiro do leilão, é muito importante para o fortalecimento das ações de combate ao crime de tráfico de drogas dos estados. Todo o valor arrecadado com a venda de bens apreendidos em operações de combate às drogas é destinado ao Fundo Nacional Antidrogas (Funad).

“Desse montante, até 40% do valor arrecadado, pode ser destinado às polícias do estado que apreendeu o patrimônio para estruturação e compra de equipamentos e o restante para financiar programas de prevenção às drogas em todo o país”.

Ainda segundo o diretor, nos próximos meses devem ser abertos outros leilões no estado. “O objetivo da Senad é acelerar a descapitalização do tráfico e transformar o patrimônio oriundo de práticas criminosas em recursos para o Funad”, explica.

Desde o início da pandemia, os leilões têm ocorrido em modalidade online. Giovanni Magliano ressalta que todos podem participar. “É super simples e vantajoso para os interessados. Os lances iniciais correspondem a metade do preço de mercado. O comprador estará isento de possíveis cobranças retroativas do item”, lembrou.

Vale frisar que desde outubro de 2019, 64 leilões do patrimônio apreendido do tráfico foram coordenados pelo MJSP. Foram arrecadados, aproximadamente, R$ 22 milhões, com as vendas dos bens apreendidos. Segundo o órgão, um recorde, com a venda de 2.138 itens entre carros populares e de luxo, motocicletas, caminhões, aeronaves, celulares, eletrônicos e imóveis.

“Esse recorde de venda, se dá, entre outros motivos, por um aprimoramento no processo. Com todas as polícias do país, fazendo um trabalho mais ostensivo, temos mais apreensões. Consequentemente, melhora as condições dos estados. Portanto, hoje contamos com uma equipe operacional capacitada que consegue compartilhar em conjunto em todo o Brasil”, concluiu Giovanni Magliano Júnior.

Para participar, os compradores devem efetuar o cadastro no site http://www.mpleiloes.com.br/leilao/9/lotes Os lances têm início a partir da metade do preço de avaliação do mercado.