Sefaz inicia operação contra grupo suspeito de sonegação fiscal e lavagem de dinheiro em comércio de materiais de construção na Bahia

Foto: Divulgação/Polícia Civil – BA

A Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz) iniciou a operação ‘Corações de Ferro’ nesta terça-feira (31), para investigar grupo empresarial do setor de comércio atacadista de materiais de construção acusado de sonegação fiscal e lavagem de dinheiro.

Segundo o G1, a operação cumpre 18 mandados de busca e apreensão, sendo 11 em Ilhéus e outros 7 em Salvador. De acordo com estimativa da Sefaz, o grupo sonegou cerca de R$ 11 milhões em impostos por meio de operações fraudulentas.

Assim, a justiça determinou o bloqueio de bens do grupo e dos sócios para garantir o pagamento dos valores sonegados.

Ainda conforme o G1, a Sefaz informou que o grupo empresarial de identidade não revelada, comprava ferro como se fosse consumidor final para evitar pagar os impostos para empresa e revendia o material em seguida.

Conforme as investigações, os acusados usavam “laranjas” no quadro de sócios das diversas empresas para atuar na compra e venda de ferro para a construção civil.

O grupo também usava Cadastros de Pessoas Físicas (CPFs) falsos.

A Sefaz detalhou que o regime do Simples Nacional, sistema de tributação para micro e médias empresas, enquadrava irregularmente as empresas desse grupo.

Além da Sefaz, participam também da operação o Ministério Público do Estado da Bahia, a Coordenação Especializada de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (Ceccor/LD/Dececap/Draco), da Secretaria de Segurança Pública e pela Companhia Independente de Polícia Fazendária da Polícia Militar (Cpifaz).



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia