PF deflagra operação contra grupo especializado em furtos a bancos na Bahia e outros estados

grupo

                                                                                                                                                               Foto: Polícia Federal

 

Na manhã desta quarta-feira (10), a Polícia Federal deflagrou a segunda fase da operação Pesca Urbana que visa desarticular grupo especializado em furtos de terminais de autoatendimento de agências bancárias.

A operação cumpre mandados de prisão, busca e apreensão na Bahia e mais cinco estados.

De acordo com a Polícia Federal, o grupo é investigado pelas unidades em Caxias do Sul (RS), Porto Alegre (RS), Salvador (BA), Palmas (TO), Maringá (PR) e Aracaju (SE). Na Bahia, um mandado de prisão preventiva foi cumprido em Vitória da Conquista.

Conforme a PF, somente em 2021, 545 ocorrências vinculadas à organização criminosa foram registradas em unidades da Polícia Federal em todo o Brasil. As apurações iniciaram em janeiro de 2021, a partir do ataque da organização criminosa a nove agências da Caixa Econômica Federal na Serra Gaúcha, resultando na deflagração da primeira fase da Operação Pesca Urbana, em abril.

A ação de hoje visa à prisão de membros da organização criminosa, a apreensão de novos elementos de provas e de bens adquiridos com o produto dos crimes para ressarcir os prejuízos causados. Até a deflagração de hoje, 49 pessoas envolvidas com a organização criminosa já haviam sido presas em flagrante por furto a agências bancárias em diversos estados brasileiros.

Os investigados responderão pelos crimes de furto qualificado, organização criminosa e outras práticas criminosas que venham a ser identificadas na sequência das investigações.

A operação foi denominada Pesca Urbana em razão do sistema utilizado pelo grupo criminoso para “fisgar” envelopes com valores depositados em terminais de autoatendimento de agências bancárias. (Bhaia.Ba)



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia