Chance de Dilma concluir mandato é de 50%, segundo agência de risco

Os desdobramentos da Operação Lava Jato nesta sexta-feira (4) levaram a agência de risco político Eurasia a atualizar suas estimativas em relação à presidência do Brasil. Segundo relatório divulgado nesta tarde, as chances de Dilma Rousseff (PT) concluir seu mandato de quatro anos é de 50%, já que aumentaram os riscos de a petista sair do cargo.

Antes avaliado em 40%, hoje o risco está entre 40% e 50%. “A decisão dos procuradores e da Polícia Federal de fazer buscas na casa de Lula não apenas sugere que as investigações encontraram evidências mais fortes para implicar o ex-presidente, mas, de forma mais ampla, o tamanho e o escopo das investigações devem se aprofundar nos próximos meses”, indica relatório, conforme trecho publicado na coluna Radar Online.

Apesar da perspectiva, a Eurasia ressalta que o impeachment em si pode não resolver a questão econômica, porque o vice-presidente Michel Temer (PMDB) dificilmente terá cacife para implementar as medidas de ajustes fiscais necessárias. Isso porque ou o PMDB também será implicado nas investigações ou porque a polarização política com um PT radicalizado na oposição pode embaralhar o cenário. Segundo a agência, o melhor seria a convocação de novas eleições pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). (Bahia Notícias)



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia