Dilma diz ter sido cobaia de teste experimental para diagnóstico da Zika

Nesta quarta-feira (23), a presidente Dilma Rousseff revelou que participou de experimentos para o desenvolvimento do teste rápido para diagnóstico de dengue e zika.

“Fiz o teste ainda em nível experimental. Furei o dedo como faz o teste de glicemia. É um teste rápido e efetivo e agora vai ser certificado. Não tive problema por fazer o teste”, afirmou a presidente durante a apresentação do Plano Nacional de Enfrentamento ao Aedes Aegyti e à Microcefalia.

De acordo com o site ‘Bahia Notícias’, Dilma lembrou que, desde 2015, o Brasil vem tentando combater o Aedes aegypti, que segundo ela, a parceria com governos estaduais e municipais tem sido essencial nesse “desafio de toda a comunidade internacional”.

A presidente disse ainda que, até o final de seu mandato, em 2018, serão investidos R$ 649 milhões em pesquisas. “Nosso objetivo é avançar no conhecimento do vírus zika, na oferta de diagnóstico, vacina e medicamentos”, disse. “Estamos na expectativa de uma vacina pentavalente. Quatro variedades da dengue e, quem sabe, a zika. A chikungunya ainda não. Se conseguirmos ela seria hexavalente ou sei lá”, finalizou.

*NM



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia