Datafolha indica que rejeição a Lula atinge patamar recorde de 57%

14182,datafolha-indica-que-rejeicao-a-lula-atinge-patamar-recorde-de-57-2

Um levantamento divulgado pelo Instituto Datafolha, no último sábado (19), indicou que a taxa de rejeição ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva atingiu um patamar recorde de 57%. Mesmo entre as classes sociais mais baixas, Lula já é rejeitado por 49% da população. O índice aumenta de acordo com o avanço da renda familiar e chega a 74% entre aqueles que ganham dez ou mais salários mínimos por mês.

A pesquisa mostra ainda que para a grande maioria dos eleitores, Lula só aceitou o cargo de ministro no governo Dilma para obter foro privilegiado no Supremo Tribunal Federal (STF) e, assim, escapar das ações do juiz Sergio Moro nas investigações da Operação Lava-Jato. São 68% os que veem esta motivação, ante 19% que acreditam que Lula tenha aceitado o cargo para ajudar o governo Dilma Rousseff. Na mesma linha, 73% dos entrevistados acham que a presidente agiu mal ao convidar Lula para assumir uma pasta em seu ministério; só 22% aprovaram a iniciativa.

Os brasileiros também não acreditam que a presença de Lula entre os ministros de Dilma irá melhorar o desempenho geral do governo. Para 36% dos entrevistados pelo Datafolha, a gestão tende a piorar – outros 38% acham que não haverá mudanças com a presença do ex-presidente no ministério. O instituto também perguntou a opinião dos entrevistados sobre o fato de o juiz Sergio Moro ter obrigado o ex-presidente a depor de forma coercitiva na Polícia Federal no início de março, a fim de obter declarações sobre um sítio em Atibaia e um tríplex em Guarujá – que, acredita-se, pertencem a Lula. Para 82% dos entrevistados, o juiz agiu bem. Apenas 13% condenaram a decisão, criticada por alguns juristas. A Pesquisa Datafolha foi realizada nos dias 17 e 18 de março de 2016 com 2.794 entrevistados em 171 municípios. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. (Metro1)



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia