Treze deputados estaduais devem disputar prefeituras na Bahia

A cinco meses das eleições deste ano, 13 dos 63 deputados estaduais são pré-candidatos a prefeitos e outros cinco têm parentes que tentarão cargos de comando nos executivos municipais. Em Vitória da Conquista, é possível que três parlamentares disputem o pleito – Zé Raimundo foi escolhido pré-candidato do PT, Herzem Gusmão é o nome do PMDB e Fabrício Falcão diz há meses que concorrerá pelo PCdoB.

Já em Feira de Santana, é certa a candidatura de Zé Neto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Quem também quer concorrer é José de Arimateia (PRB), que se sente animado com a desistência de Irmão Lázaro (PSC). O social-cristão foi nomeado recentemente secretário de Relações Institucionais em Salvador. Ambos são evangélicos e disputariam um eleitorado semelhante.

Na capital, Sargento Isidório (PDT) é um dos nomes que o governo pretende apostar entre as possíveis postulantes da base aliada de Rui Costa (PT). Outras candidaturas dadas como certas são as de Augusto Castro (PSDB), em Itabuna, e Joseildo Ramos (PT), em Alagoinhas. Outros petistas figuram como aspirantes a prefeitos. Ex-gestora de Pintadas, Neusa Cadore tentará retornar ao posto.

Outros prováveis candidatos são Rogério Andrade (PSD) em Santo Antônio de Jesus, Roberto Carlos (PDT) em Juazeiro, e Robério Oliveira (PSD) em Eunápolis.

Clãs – Há casos ainda de parlamentares que não disputarão prefeituras, mas tentarão emplacar parentes. Em Campo Formoso, Adolfo Menezes (PSD) colocará a irmã Rose na concorrência pelo comando local. Em Cairu, a mulher de Hildécio Meireles (PMDB), Cíntia Meireles, é a aposta do peemedebista, que comandou a cidade por três mandatos. Em Nova Viçosa, Robinho (PP) também deseja ver a esposa no poder. “Luciana de Robinho”.

Fecham a lista outros dois ex-prefeitos, que tentarão retomar os cargos já exercidos: Dona Lúcia, mãe do deputado Marquinho Viana (PSB) em Barra da Estiva; e Emerson Leal, pai do deputado Nelson Leal (PSL) em Livramento de Nossa Senhora.

*Tribuna do recôncavo



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia