Um em cada três deputados estaduais da Bahia é cotado para disputar prefeituras em 2020; veja lista

Aproximadamente um a cada três deputados estaduais da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) sonha ou é cotado para disputar uma prefeitura nas eleições municipais do próximo ano.

A lista de 20 legisladores que podem deixar o mandato na metade para assumir uma cadeira no Executivo incluem o líder da oposição Targino Machado (DEM), sondado para Feira de Santana, e o vice-líder Alan Sanches (DEM), que já se apresentou como possibilidade de vice para uma eventual chapa de Bruno Reis (DEM) em Salvador.

Também de olho no Thomé de Souza, os deputados novatos de primeiro mandato Hilton Coelho (PSOL), Olívia Santana (PCdoB), Robinson Almeida (PT), Pastor Isidório Filho (Avante) e os tucanos Paulo Câmara (PSDB) e Tiago Correia (PSDB) podem ser opções para as eleições na capital baiana. O nome do médico David Rios (PSDB) foi levantado como uma possível opção de vice para o deputado federal Bacelar (Pode) também em Salvador.

Constantemente lembrado pelos colegas como disposto a tocar uma candidatura, o ex-prefeito de Lafaiete Coutinho, Zé Cocá (PT), pode aparecer novamente nas urnas. Mesma situação de Eduardo Alencar, que pode ser candidato novamente em Simões Filho e Antônio Henrique Jr. em Barreiras.

Eleita vice-prefeita na chapa de Moema Gramacho (PT), a deputada Mirela Macedo (PSD) pode confirmar o rompimento total com a atual prefeita e disputar com ela o comando de Lauro de Freitas em 2020.

Na disputa em Vitória da Conquista, Marcell Moraes (PSDB) deve aparecer como candidato enquanto o parlamentar Zé Raimundo (PT) deve participar de uma disputa dentro da legenda do governador Rui Costa (PT) pelo direito de ser candidato. O sonho de Raimundo se acumula ao do parlamentar federal Waldenor Pereira, mas esbarra, porém, no ex-prefeito Guilherme Menezes, que é considerado o postulante natural do partido na cidade, segundo o presidente do PT da Bahia, Everaldo Anunciação.

Niltinho (PP) não descarta possibilidade de disputar prefeitura de Madre de Deus. Já Dal (PP) é um pouco mais escorregadio, sem negar, quando perguntado sobre o Executivo de Amargosa.

No time dos deputados estaduais que descartam uma candidatura em 2020, mas são lembrados como possíveis nomes estão Pastor Tom (PSL) para Feira de Santana, Jusmari Oliveira (PSD) em Barreiras e Fabíola Mansur (PSD) em Cachoeira.

*BN



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia