Bolsonaro é denunciado à Corte internacional por ‘crimes contra a humanidade’

O presidente da República, Jair Bolsonaro, foi denunciado ao Tribunal Penal Internacional (TPI) por “crimes contra a humanidade” e “incitação ao genocídio de povos indígenas” do Brasil.

De acordo com a coluna de Mônica Bergamo, da Folha, a representação foi feita ontem (27) pela Comissão Arns e pelo Coletivo de Advocacia em Direitos Humanos.

O TPI vai avaliar se uma investigação será aberta. A denúncia alega que o mandatário incitou violência contra populações indígenas e tradicionais, enfraqueceu a fiscalização e foi omisso no combate aos crimes ambientais na Amazônia.

“Aqui não encontramos um caminho eficiente. Indo para lá [o TPI], esperamos estimular as forças internas do Brasil para apurarem essas questões”, afirma o presidente da Comissão Arns, o ex-ministro José Carlos Dias.

Ainda assinam a representação o ex-ministro José Gregori e os advogados Antonio Carlos Mariz de Oliveira, Eloisa Machado e Juliana Vieira dos Santos.

O Tribunal Penal Internacional começou a atuar em 2002 e se dedica, geralmente,a a casos de genocídio e crimes contra a humanidade.

*M1



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia