Cinco candidatos buscam quebrar domínio do MDB e do PT em Vitória da Conquista

Omunicípio de Vitória da Conquista, localizado a 509 quilômetros de Salvador, terá sete candidatos disputando o Executivo municipal em novembro, caso todas as chapas sejam aprovadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os postulantes são: Cabo Herling (PSL), David Salomão (PRTB), Herzem Gusmão (MDB), Maris Stella (Rede), Professor Ferdinand (PSOL), Romilson Filho (PP) e José Raimundo, conhecido como Zé Raimundo (PT).

A cidade do Sudoeste baiana tem uma população estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística de 241.128 pessoas, e conta com 231.176 eleitores aptos a votar, de acordo com o TSE. Buscando manter a hegemonia no município, o PT e o MDB apostaram em nomes conhecidos da população e que disputaram o segundo turno das eleições municipais de 2016. Pleito em que o MDB saiu vitorioso.

Os demais candidatos buscam quebrar a hegemonia das duas legendas na cidade. Desde a redemocratização, apenas um prefeito do município não era filiado a um desses dois partidos e foi Carlos Mármore (PSB) eleito em 1988.

O atual prefeito e candidato à reeleição, Herzem Gusmão (MDB), irá ter Sheila Lemos (DEM) como companheira de chapa. O emedebista conta com o maior arco de aliança do pleito com sete legendas: MDB, DEM, Republicanos, PTB, Podemos, PMB e PSDB.

O ex-prefeito do município [por dois mandatos (2002-2008)] e candidato derrotado no segundo turno em 2016, Zé Raimundo (PT), terá Luciana Oliveira (PCdoB) como candidata a vice-prefeita. O arco de aliança do petista conta com cinco partidos: PT,PCdoB, PSB, PL e PDT.

O candidato pepista Romilson Filho terá como candidato a vice-prefeito Kleber DR Saúde (Solidariedade). A coligação do PP é a segunda maior e conta com seis partidos, são eles: PP, Solidariedade, PL, PTC, Pros e Cidadania.

Cabo Harling, candidato pelo PSL, irá ter o Pastor Washignton Silva como companheiro de chapa no pleito municipal. A coligação de Harling para disputa é formada pelo PSL e PSC.

O PRTB de Conquista apostou em uma chapa” puro sangue” e irá disputar o Executivo com David Salomão e Ariana Mota. A coligação de Salomão conta com o Patriota, além do PRTB.

O PSOL e o partido Rede Sustentabilidade (REDE)  não terão coligações para disputa. O PSOL escolheu Professor Ferdinando e Paulinho Monteiro como candidatos. Já o partido REDE apostou em Maris Stella e Leone Gomes para concorrer ao pleito municipal

BNews



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia