Em pronunciamento, Lula ataca governo de Jair Bolsonaro

Através de um pronunciamento nesta segunda-feira, 7, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) atacou o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) acusando-o das mortes pelo novo coronavírus e pelo que ele classifica, também, como ataque à soberania do país.

De acordo com Lula, as elites conservadoras apoiaram Bolsonaro como forma de acabar com a ascensão social promovida através dos governos petistas. Além disso, Lula também disse que nas eleições de 2018 “jogaram o Brasil em pesadelo que parece não ter fim”.

“Com ascensão de Bolsonaro, milicianos, atravessadores de negócios e matadores de aluguel saíram das páginas policiais e apareceram nas colunas políticas. Como nos filmes de terror, as oligarquias brasileiras pariram um monstrengo que agora não conseguem controlar, mas que continuarão a sustentar enquanto seus interesses estiverem sendo atendidos”, disse o ex presidente.

Segundo reportagem da Folha, Lula também afirmou que as elites foram coniventes com fuga de debates, discursos em defesa da tortura, apologia ao estupro, além de financiarem a disseminação de fake news.

O pronunciamento, com cerca de 20 minutos, foi gravado a transmitido através das redes sociais. Além da pandemia, Lula abordou temas como preservação da Amazônia, direitos indígenas e quilombolas, defesa das vidas negras, combate à violência contra as mulheres, privatizações, teto de gastos e a frente de oposição a Bolsonaro.

“Estamos entregues a um governo que não dá valor à vida e banaliza a morte. Um governo insensível, irresponsável e incompetente, que desrespeitou as normas da Organização Mundial de Saúde e converteu o coronavírus em uma arma de destruição em massa”, afirmou.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia