Ao STF, Ministério do Meio Ambiente diz não ser culpado por aumento no desmatamento

Em documento enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF), o Ministério do Meio Ambiente afirmou que a culpa pelo aumento do desmatamento no Brasil não pode ser colocada nas costas da atual gestão da pasta, encabeçada por Ricardo Salles.

 

“É importante esclarecer que, quanto ao aumento do desmatamento, isso jamais pode ser imputado à atuação da atual gestão do Ministério do Meio Ambiente”, afirma nota técnica da pasta, elaborada a pedido da Advocacia-Geral da União (AGU), segundo o colunista Guilherme Amado, da revista Época.

 

O documento foi enviado ao STF em resposta a um processo em que o PT culpa o governo federal por omissão pelas queimadas na Amazônia a no Pantanal. Ainda na nota, o ministério admite ter havido uma diminuição de 50% do pessoal do Ibama nos últimos anos, mas diz que os trabalhos do órgão têm se mantido em níveis “razoáveis” e dentro da média de anos anteriores. Admite também que o percentual de recursos empenhados em 2019 foi menor.

 

“Os valores empenhados por este Ministério sempre estão muito próximos ao limite autorizado para empenho e que no ano de 2019 houve uma situação atípica, que levou a um percentual menor, mas ainda assim, bastante positivo, no montante de 88%”, diz a nota.

BN.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia