Serviço de mesário vale como atividade extracurricular para universitários

A atividade extracurricular representa uma parcela importante na formação do estudante universitário. Uma oportunidade para atender a este requisito em algumas instituições, e até mesmo para ampliação do próprio currículo, é atuar como mesário voluntário.

Nas eleições 2020, não será diferente. Além de dar sua contribuição no processo de escolha dos próximos mandatários do executivo municipal, o estudante universitário que pretende participar da festa da democracia pode ter acesso a este benefício fazendo sua inscrição no projeto Mesário Voluntário do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA).

O programa conta com universidades e faculdades conveniadas e oferece até 60 horas de atividades complementares como contrapartida. “A quantidade de horas que podem ser recebidas, por turno de eleição, depende da instituição”, explica a presidente da Comissão de Mesários do TRE-BA, Maria do Socorro Gouveia. De acordo com a servidora, o processo de renovação do convênio acontece após o vencimento do contrato, quando o tribunal entra em contato com a instituição para saber se tem interesse em renovar.

Para a presidente da Comissão de Mesários, a participação dos universitários como membros de mesa receptora de votos é de grande importância. “Para a Justiça Eleitoral porque dá a oportunidade aos cidadãos exercerem sua cidadania, de forma voluntária; por ter como participantes do pleito eleitoral pessoas com um nível elevado de conhecimento, de compreensão para exercer um trabalho tão importante neste evento democrático. Para os universitários pela oportunidade de estarem prestando um serviço tão relevante para a nação; pelo beneficio das horas extras curriculares; por estarem participando como fiscais do processo eleitoral, garantindo a lisura do pleito.”

 

Incentivo

O estudante universitário Pedro Luís Chrysostomo de Oliveira tinha 18 anos quando atuou como mesário voluntário pela primeira vez, em 2016. A motivação inicial para se candidatar ao programa veio por influência do próprio pai, servidor da justiça eleitoral. “Primeiramente, por recomendação do meu pai, e posteriormente, veio o gosto de poder servir como cidadão e auxiliar as pessoas na hora do voto”, reconhece o estudante.

Por ser universitário, conta a seu favor o benefício de poder usar as horas de serviço nas mesas receptoras de votos computadas como atividade extracurricular. “É um incentivo muito grande para jovens universitários, pois além deles cumprirem o seu papel como prestador de serviço para a justiça eleitoral, eles buscam esse incentivo para poder conseguir essas horas extracurriculares. Seria uma via de mão dupla, onde todo mundo sairia ganhando”. O estudante lembra ainda outros benefícios em ser mesário. “Você pode tirar folga em qualquer área que você trabalha e você tem o ticket alimentação”.

Este ano, Pedro vai para sua segunda eleição como mesário no Colégio Estadual de Aplicação Anísio Teixeira, onde vota e atua na mesa receptora. A convocação chegou via Whatsapp. Além de receber o chamado pelo aplicativo de mensagem, o estudante destaca outra praticidade deste ano, o treinamento não presencial. “Muito mais prático com a feitura do aplicativo dos mesários onde você tem um tutorial muito mais explicativo e interativo para você fazer as atividades e conseguir retirar o certificado no final do curso”.

Benefícios e vantagens

Quem for atuar como mesário nas eleições municipais de novembro recebe capacitação e ganha uma nova experiência no exercício da democracia. Em razão da pandemia da Covid-19, o treinamento será realizado preferencialmente pela modalidade à distância (Ead). A capacitação acontece no Portal de Educação a Distância do TSE (https://educacao.tse.jus.br/), e pelo aplicativo Mesários, da Justiça Eleitoral, que pode ser baixado a nas lojas virtuais Apple Store e Google Play.

O mesário tem direito a dois dias de folga por cada dia trabalhado e de treinamento, sem perder o salário. As folgas devem ser negociadas com o empregador da época da prestação do trabalho como mesário. O serviço prestado não é remunerado, contudo o mesário receberá auxílio-alimentação, atualmente no valor de R$40,00 (quarenta reais).

Além dos benefícios já citados, o mesário também conta com algumas vantagens. Em caso de empate em concurso público, por exemplo, o mesário pode ter vantagem, se o edital previr esse critério. E se ele estiver na universidade, pode validar o serviço como horas complementares, a depender do convênio/acordo firmado entre o TRE com as faculdades e universidades.

Como ser um mesário?

Se você quer se voluntariar:

• Acesse a página: https://apps.tre-ba.jus.br/portal/#mesarios/inscricao;

• Ou faça seu cadastro pelo aplicativo E-Título;

• Ou entre em contato com o cartório eleitoral em que está inscrito como eleitor.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia