TRE-BA lança ‘Clara’, atendente virtual pelo whatsapp para esclarecer dúvidas do eleitor

A Ouvidoria do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) lançou mais uma ferramenta para aproximar o cidadão dos serviços prestados pela Justiça Eleitoral. Por meio do WhatsApp (71) 9 9602-7777 – a atendente virtual ‘Clara’ facilitará o grande fluxo de solicitações recebidas diariamente pela central de atendimento do órgão. O serviço, que entrou em atividade na segunda-feira (13), funcionará 24 horas, todos os dias da semana.

De acordo com a Ouvidoria, essa inovação virtualizada guiará o eleitor por todos os assuntos prestados pelo órgão, a exemplo de emissão de documentos, esclarecimento de dúvidas, certidões, consulta de local de votação, links de acesso, seguidos do passo a passo e telefones de contato. Mesmo assim, quando chegar em determinado ponto em que ‘Clara’ não consiga esclarecer as solicitações, o cidadão será direcionado para atendimento humanizado, realizado de segunda a sexta-feira das 7h às 19 horas.

Para acionar contato com a atendente virtual, será necessário que o eleitor dê um “oi” e, em seguida, digite o número do assunto que deseja tratar para ser orientado. Por exemplo, se quiser obter informações sobre título, deverá clicar na opção 1 (um), em seguida, aparecerá outras alternativas: como tirar 1ª via do título (opção 7), situação eleitoral (8), consultar local de votação (9), multa eleitoral (10) e assim por diante. A mais nova ferramenta é alimentada diariamente.

Conforme o juiz ouvidor, Freddy Carvalho Pitta Lima, a maior preocupação do TRE baiano é atender com agilidade o eleitor, prestando as informações corretas em tempo hábil. “A virtualização do atendimento pelo WhatsApp é mais uma iniciativa da ouvidoria para tornar o TRE-BA ainda mais célere e próximo do cidadão”.

‘Clara’ foi lançada para auxiliar na realização das Eleições Municipais 2020, a serem realizadas no dia 15 de novembro. No entanto, a intenção é que sua funcionalidade permaneça na Ouvidoria como mais um meio de comunicação permanente. O projeto foi desenvolvido e implementado pelo chefe da Ouvidoria, Venícios Belo.

QR Code

Outra novidade é o leitor de código de barras, que após ser escaneado direcionará automaticamente o eleitor para o atendimento virtual. O QR Code está disponibilizado no site do TRE-BA e nas redes sociais oficiais do Regional. Esta funcionalidade direcionará o eleitor automaticamente para assistente virtual.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia