Eduardo Bolsonaro está entre os que mais espalharam fake news sobre as eleições

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), está entre os principais impulsionadores de informações falsas sobre as eleições municipais. Isso é o que indica um monitoramento da Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getúlio Vargas (DAPP/FGV) feito no Twitter.

Segundo revelado pela coluna Painel, da Folha de S. Paulo, além de Eduardo, bolsonaristas alvos de inquéritos contra fake news e atos antidemocráticos integram a lista. Alguns exemplos citados são o blogueiro Oswaldo Eustáquio, que cumpre prisão domiciliar e está proibido de usar as redes sociais, os também blogueiros bolsonaristas Allan dos Santos, Bernardo Küster e Leandro Ruschel e os deputados federais do PSL, Carla Zambelli (SP), Bia Kicis (DF), Filipe Barros (PR) e Daniel Silveira (RJ).

De acordo com a publicação, as postagens que levantaram falsas suspeitas de fraudes nas urnas culminaram na abertura de uma nova investigação. O intuito é descobrir quem está por trás da criação e disseminação dessas informações contra a Justiça Eleitoral. Só entre o domingo do primeiro turno da eleição, no dia 15, e a última quinta-feira (26), 700 mil postagens sobre fraude foram monitoradas pela FGV.

BN



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia